Propaganda boca a boca
Uma pesquisa realizada em 2016 pela agência digital Kryzalis com 218 autoescolas em todo o Brasil revelou que a principal forma de conseguir clientes nas autoescolas é por meio do boca a boca (88%), seguida da propaganda online (44,4%), campanha de indicação (33%) e a propaganda off-line (22%). Isso mostra que seus próprios alunos são a principal fonte para gerar novas receitas. Por isso, garanta a satisfação deles para que possam trazer novos alunos.
Equipe
Muitos proprietários de CFCs investem essencialmente em instalações, equipamentos, divulgação, entre outros, mas se esquecem que a principal ferramenta para atrair novos alunos e cativar os que já estudam no CFC são as pessoas, ou seja os colaboradores. Eles vão lidar diretamente com o público e, assim como a frase “uma boa empresa não precisa fazer propaganda” mostra o potencial que os funcionários podem representar para o seu negócio, ou seja, eles são a melhor propaganda que seu CFC pode oferecer. Seus funcionários são seus clientes internos.
Divulgação
Apesar do boca a boca e da propaganda interna dos seus colaboradores, é necessário investir, sim, em marketing. Você pode fazer uso do marketing direto, por meio de e-mail marketing, panfletos, telemarketing, entre outros, e investimento na publicidade como outdoor, Facebook, AdWords, rádio e TV. Além disso, publicação de conteúdo relevante para seu público garante maior visibilidade e credibilidade como blog, site, artigos. Brindes também são bem-vindos.
Atendimento
Quem não gosta de ser bem atendido? Sua equipe precisa estar alinhada para fazer o ambiente do seu CFC um excelente lugar para se estudar. Por isso, garanta que todos os alunos serão bem atendidos antes, durante e depois da matrícula.
Pesquisa de mercado
Ainda de acordo com a pesquisa “Autoescola: Pesquisa de mercado para as autoescolas”, realizada pela Kryzalis, 16,7% das autoescolas funcionam apenas até o terceiro ano. Isso, muitas vezes, pode estar associada a falta de planejamento e a ausência de pesquisa de mercado. Por exemplo, de acordo com o SEBRAE, a pesquisa de mercado serve para entender o perfil do cliente, perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos, analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços, dimensionar o mercado, identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.
Localização
O local onde seu CFC está instalado é de crucial importância. Isso porque é necessário verificar se na região existe demanda, se existem concorrentes próximos, se o local possui estrutura (principalmente por funcionar a noite e finais de semana).
Material didático
O material didático, aliado aos conhecimentos passados pelos instrutores é o que garante a aprovação do aluno. Por isso, foco total na qualidade do ensino. Aluno satisfeito é aluno aprovado. Instrutor satisfeito é instrutor que tem, cada vez mais alunos. Escolha um material que contemple todas as atualizações de trânsito, que tenham conteúdo multimídia para estudo em casa, diagramação amigável e linguagem de fácil entendimento. Um exemplo de material são os desenvolvidos pela Tecnodata Educacional, uma editora especialista na produção de conteúdo de educação para o trânsito. CONFIRA AQUI.
Além de todas essas dicas, você também pode refletir sobre estes questionamentos:
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O que eu estou fazendo de NOVO para me diferenciar dos concorrentes?
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Como posso SUPERAR meu principal concorrente
O correto planejamento e uma boa gestão podem ser um grande diferencial para o seu CFC!