Inovando em agilidade e economicidade, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) iniciou na semana passada, a implantação da prova prática digital para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação – CNH. A ação faz parte do Projeto de Modernização do processo de Formação de Condutores da Autarquia, iniciado em 2020.
O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida explica que a implantação da prova teórica eletrônica foi o primeiro passo para modernização. Isso foi realizado a partir do uso de tablets como ferramenta tecnológica para obtenção CNH. “Em 2022, o Detran Rondônia implantou em todas as unidades do Estado, a prova teórica eletrônica. Com essa tecnologia, o candidato pode ter acesso ao resultado imediatamente após a realização do exame. “Nós temos a CNH mais rápida do Brasil, e agora temos o processo de 1ª habilitação mais rápido também”, destacou o diretor.
Inovação em 2022
A diretora Técnica de Habilitação e Medicina do Trânsito – Dthmet, Aline Lima Pinto comemora mais uma inovação em 2022, com a implantação da prova prática digital.
“Com a prova prática digital, o Detran Rondônia garante ao processo de aquisição da CNH maior segurança e agilidade, visto que o candidato na hora da prova terá sua biometria e foto registrada em sistema, além disso, a eliminação completa do papel ao processo de formação, pois os examinadores passam as lançar faltas e os resultados, diretamente no sistema por meio de tablets, possibilitando assim, a emissão no mesmo dia”, assegurou Aline Lima Pinto.
A diretora da Dthmet destaca ainda que, o exame teórico e prático digital traz economia ao órgão, nos gastos com papel, impressoras, toners e demais insumos e recursos administrativos. Assim como dá maior celeridade ao processo da 1ª CNH.
O controlador Regional de Trânsito, Francisco Carlos da Silva Nascimento acrescenta que, o próximo passo é implantar a filmagem dos exames teóricos e práticos. O objetivo é garantir maior lisura ao processo. Além disso, tornar disponível aos candidatos, maiores meios de questionamento dos resultados, por meio de recurso administrativo à Controladoria Regional de Trânsito – CRT.
“Com a prova prática digital, o Centro de Formação de Condutores – CFC poderá incluir o candidato, até meia hora antes de iniciar a prova. Nesse sentido, é uma praticidade, com toda a celeridade e segurança ainda maior, por meio do uso da coleta biométrica e foto do candidato no processo”, ressaltou o controlador Regional de Trânsito.
As informações são do Governo do Estado de Rondônia