Você, que já é um condutor experiente, em alguma via já se deparou com a sigla PN? Sabe qual é o significado e qual o contexto da utilização dela no trânsito? Pode parecer estranho, mas ela consta em uma pergunta que está caindo em prova do Detran para quem está tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no estado do Paraná. O Portal do Trânsito foi entender melhor essa situação.
Ao analisar a questão (imagem acima) deduz-se que a sigla se refere a Passagem em Nível, o que se confirma pelo gabarito. Lembrando que, de acordo com o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passagem em nível é a interseção entre uma linha férrea e uma via para outros veículos que se cruzam no mesmo plano.
No entanto, a grande pergunta é o que essa questão pode ajudar no processo de formação dos condutores?
Para Adriane Toledo, instrutora teórica especializada, se o aluno, candidato a primeira habilitação não tiver essa instrução sobre o significado da sigla PN, e não associar com as palavras escritas por extenso, poderá ter dificuldades na prova. “Conhecer e respeitar a sinalização de trânsito tem como finalidade organizar e garantir a segurança de todos. Porém, o simples fato de saber o significado da sigla PN e não associar com o comportamento no trânsito diante desta sinalização, não cumpre a real finalidade que a prova deveria ter”, explica.
Conforme Adriane, a sigla PN consta no Volume IX – Regulamento de Sinalização Viária, e nas normas ABNT NBR 7613 e 15942, que têm o objetivo de esclarecer os critérios que deve-se adotar em cada passagem em nível. A especialista concorda, porém, que apesar de aparecer nestes locais, a sigla PN tem um uso muito específico. Além disso, o futuro condutor não precisava exatamente saber este significado.
“Uma questão bem elaborada e com criatividade promove no aluno um estímulo mental que ativa a neuroplasticidade e faz com que a pessoa tenha a percepção de associar a pergunta com a realidade no ambiente trânsito”, argumenta.
O que diz o Detran/PR
O Portal do Trânsito entrou em contato com o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR) para entender o objetivo de a questão cair em prova.
De acordo com o órgão, a pergunta constante no banco de questões, foi fruto de um trabalho conjunto entre o Detran/PR, SETRAN e RUMO LOGÍSTICA.
“Através desse trabalho, foi sugerida a inclusão de algumas questões que pudessem envolver o sistema ferroviário nas provas do Detran”, explica o Departamento.
O Detran/PR informa que o material citado acima foi enviado a todos os CFCs do Paraná em 2022. Ou seja, ele faz parte do processo de ensino nas aulas de primeira habilitação e reciclagem de condutores. “Sendo assim, comunicamos que a elaboração das questões é baseada nesse material ora divulgado”, conclui.
Ensinar o que cai na prova
Questões como essa, acabam tendo uma consequência que não se espera no processo de aprendizado durante a formação do condutor. Os CFCs são obrigados a ensinar, muitas vezes, o que cai na prova e não o que é realmente importante. “Esse é um exemplo de uma questão que vai gerar dúvidas desnecessárias na cabeça do aluno e que tende a ser percebida mais como pegadinha do que que como mecanismo de estímulo para um determinado assunto. ‘Passagem de nível’ não é expressão tão longa, ou complexa, que precise ser substituído por uma sigla, convenhamos. Se o objetivo é provocar mais atenção aos riscos nos cruzamento com linha férrea, melhor usar a expressão clara, direta e completa”, opina Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade.
Para ele, como a maior motivação para o aluno estudar (ainda) é saber o que “cai na prova”, a única solução é qualificar as provas.
“O que cai na prova determina o que o CFC vai ensinar e quais assuntos o candidato irá dedicar mais estudo. É um fenômeno normal e inevitável que pode e deve ser utilizado pelos DETRANs para estimular a qualificação dos cursos teóricos. Boas perguntas levam à boa formação. E a recíproca é verdadeira”, afirma Mariano.
Sugestão ao Detran
Como parte da missão do Portal do Trânsito, com o apoio da Tecnodata Educacional, sugerimos ao Detran/PR o aperfeiçoamento da questão. Isso por entender que ela não contribui com o processo de formação de condutores.
O Portal do Trânsito sabe do comprometimento do Detran/PR com a educação para o trânsito. Assim como, entende que compreender o que se deve fazer diante de uma Passagem em Nível, é extremamente importante para o futuro condutor. Por esse motivo, sugerimos que o assunto deve continuar a cair na prova, mas de formas diferentes.