Banco único de questões para todos os Detrans: isso é possível?
Não basta preparar o aluno para enfrentar o trânsito, os instrutores têm que ensinar de acordo com o que é cobrado na prova teórica. E isso traz alguns problemas. Assista ao vídeo!
Educar os futuros condutores não é tarefa fácil. Ainda mais em tempos de mudanças na legislação. O instrutor tem a difícil missão de despertar a noção de consciência cidadã nos candidatos à primeira habilitação. E os alunos, por outro lado, estão preocupados apenas em “atropelar” a parte teórica e ir direto para as aulas práticas.
Para complicar ainda mais o processo, não basta preparar o aluno para enfrentar o trânsito. Os instrutores têm que ensinar de acordo com o que é cobrado na prova teórica. E isso leva a outra situação, pois os atuais sistemas de avaliação apresentam, muitas vezes, problemas graves. São questões incoerentes, que mais servem para “derrubar” o candidato do que para avaliar seu conhecimento (pegadinhas). Além de perguntas excessivamente técnicas, que requerem um conhecimento pouco importante para o objetivo maior que é a segurança do condutor e do trânsito. Outro ponto destacado é que algumas perguntas são repetidas incansavelmente em todas as provas. Ou ainda, estão desatualizadas, passíveis, portanto, de serem “decoradas” pelos candidatos, fato que elimina qualquer possibilidade do aluno estudar para aprender.
Leia também:
Qual o impacto da nova lei de trânsito nas autoescolas? Veja aqui!
Por esse motivo, há algum tempo os profissionais envolvidos diretamente com o processo de habilitação sugerem que seja disponibilizado um banco único de questões, para todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).
E sobre isso, o Portal do Trânsito preparou um vídeo especial, com a explicação de Julyver Modesto sobre o assunto. A entrevista ocorreu na Live Portal Convida do dia 09/04. Assista!