A autoescola continua obrigatória no processo de formação de condutores?
A autoescola continua obrigatória no processo de formação de condutores e o Portal do Trânsito explica os motivos.
Essa é uma pergunta muito comum desde o final de 2019. Foi quando um Projeto de Lei começou a tramitar no Senado Federal, desobrigando a frequência em autoescolas para obtenção da CNH. Além disso, no final do ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), na época liderado pelo ex-ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio, tentou tornar o curso teórico facultativo no processo de formação de condutores. Nenhuma das duas situações se concretizou e, por esse motivo, a autoescola continua obrigatória no processo de formação de condutores.
Para vários especialistas em educação para o trânsito, ouvidos pelo Portal do Trânsito à época dos fatos, tornar o curso teórico ou ainda a frequência em autoescolas facultativa no processo de formação de condutores é um retrocesso.
De acordo com Anna Prediger, instrutora e coordenadora especializada em cursos de formação de instrutores, no Centec, atualmente o Centro de Formação de Condutores (CFC) é o único lugar onde o condutor ou futuro condutor poderão ter, verdadeiramente, educação para o trânsito. Isso apesar da previsão da educação de trânsito nas escolas desde 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Nós instrutores, precisamos ter e passar argumentos fortes para a conscientização dos nossos alunos da primeira habilitação. Mais ainda para aqueles que vêm por conta de estarem com o direito de dirigir suspenso, ou seja, tendo um passado no trânsito de ações nada positivas. Penso, portanto, que o CFC é um local necessário para que possamos pensar em redução de sinistros de trânsito em nosso país”, argumenta.
Conforme a especialista, a solução para diminuir os problemas na área do trânsito não é tirar as autoescolas do processo de habilitação. “Caso o artigo 76 (educação nas escolas) fosse aplicado em prática desde sua concepção, creio que hoje teríamos uma situação melhor. Portanto, como até hoje isso não saiu do papel, caso começasse agora somente teríamos resultado daqui a pelo menos duas décadas”, pontua Prediger.
Processo de formação de condutores
O processo de formação de condutores está previsto pela Resolução 789/20 do Contran. Ele compreende as seguintes etapas: avaliação psicológica, exame de aptidão física e mental, curso e exame teórico, e por fim, curso e exame prático de direção.
Para Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, existem muitos aspectos na formação de condutores que devem ser aperfeiçoados. Um deles é o olhar da sociedade para com a autoescola. “É assustadoramente baixo o número de candidatos que encara este aprendizado com seriedade e responsabilidade, como um aprendizado para toda a vida. Na maioria das vezes o que se vê são candidatos exclusivamente preocupados em fazer a prova e “tirar nota para passar”, afirma.
Por outro lado, segundo o especialista, é preciso repensar o papel do CFC em todo esse processo.
“Grande parte das instituições que trabalham com o trânsito são sérias e comprometidas com a formação dos futuros condutores. Os poucos que não são acabam maculando a imagem dos demais. É preciso agora repensar o real propósito das autoescolas, além de modernizar e readequar todas as etapas ao momento que estamos vivendo, mas jamais rifá-las do processo. Lembrando que as melhorias não dependem apenas dos CFCs, mas de todos os envolvidos, desde o Contran que regulamenta o processo até o Detran que o executa”, finaliza.
Eu acho que todo mundo devia ter direito a habilitação Eu tenho um veículo não sei ler mas entendo as placas todas
Quero tirar habilitação mas não sei ler mas sei conduzir o meu veículo entendo a lei de trânsito
Eu acho que quem deveria aprova o aluno era o próprio detran que vc fez as aulas, pois só eles sabem se vc tem abilidade ,já os avaliadores deixaram os alunos mais nervoso e acabam reprovando .. e deveriam aprova a lei de fazer a prova em duas etapas ..
Quero tirar minha CNH não sei ler sei conduzir o meu veículo conheço a lei de trânsito
Também quero tirar sei as lei do trânsito
Sabe as leis de trânsito?
OK. Certo! Então responda às seguintes questões sem “dar um google”:
1ª Qual a metade da velocidade de uma via coletora?
2ª Qual a distância que devo manter do veículo da frente em condições adversas em uma rodovia?
3ª Quais são os elementos da direção defensiva?
4ª Qual a velocidade dos “demais veículos” em uma rodovia de pista dupla e mão única?
5ª O que significa 1 silvo breve?
Se souber todas, parabéns!
Se as aulas são obrigatórias devem ser de graça senhor ministro
Em SP os caras vendem CNH sai muito caro tirar cada reprova sai 300 reais e cada aula sai uns 120 a Máfia Detran acha que as pessoas são ricas isso é uma vergonha bando de ladrões
eu tbm sei ler e entendendo as leis de transito so concordo em pagar 1495 numa habilitação que e um absurdo
As auto escola não devem serem obrigatórias, eu aprendi no tempo que não existiam, dirijo a muito tempo, e nunca precisei disto. Deve cair fora sim. Hoje, muitos defendem, porque é um grande negócio.
Certo, então me diga a diferença entre as placas amarelas, laranjas, brancas, vermelhas e verdes?
Auto escolas virou um grande negocio para todos os orgãos de transito e autarquia! Na antiga lei antes de 1999, pai ensinava filho a dirigir e estes se tornavam otimos motoristas! Era o suficiente e o resto se aprendia com as experiencias de vida e informação. Auto escola não é garantia de bom motoristas vide muitos jovens que tem a carteira provisória e ja vai pra BR em alta velocidade com o carro que ganhou do papai colocando risco na vida de outras pessoas!
Certo, então me diga qual a diferença entre as placas vermelhas, amarelas, laranjas e verdes?
Fiz autoescola e não lembro isso de cabeça, não é imprescindível pro dia a dia, é só olhar pra placa e ela mostra o que significa, tá parecendo fiscal da Pantone, cara. Saber as categorias de placa pela cor não faz ninguém bom motorista
Que com a placa
auto-escola é um grande cartel
As.autos escolas são umas máfias conheço gente q fez várias vezes pra passar alguns lugares por mínima.besteira rodam os condutores nunca tem vaga pra provas e pra marcar as aulas e fazer alguns lugares demora meses .fazer aulas sem auto escolas com pessoas habilitadas a dar aulas sairia muito melhor e mais rápido e asim.tambem aumentaria o número de instrutores acabando com as filas e tornando mais barato quase 3 mil reais pra tirar uma carteira é absurdo e se rodar pagar mais aulas pagar prova de novo ninguém é rico pra tá gastando oque não tem .
As representações é um absurdo, os alunos pagam e rodam por esquecer coisas bobas por causa do nervosismo..espero que logo seja aprovada a lei de fazer a prova em duas etapas ..já que a muito tempo atrás ném prova se faziam e estão dirigindo muito bem ..
Sou completamente contra as aulas Teóricas obrigatória e com tantos dias .Faltamos no trabalho, oque gera um prejuízo real, para ficarmos 4 horas em uma sala de aula, com um caderninho de 1900 e bolinhas, podendo estudar em casa e nas horas vagas que será o mesmo resultado ou melhor.