22 de fevereiro de 2025

Motoristas de SP agora podem atualizar endereço na CNH sem custo

A medida, válida desde 1º de janeiro de 2025, acompanha a estadualização do documento e simplifica o processo de atualização cadastral no Detran-SP.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 30/01/2025 às 13h30
Ouvir: 02:20
atualização endereço CNH
Não existe mais taxa para atualização do cadastro de endereço do condutor no sistema do Detran-SP. Foto: Divulgação Detran

Os condutores do estado de São Paulo que mudarem de cidade dentro do território paulista não precisam mais pagar taxa para atualizar o endereço na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, válida desde 1º de janeiro de 2025, acompanha a estadualização do documento e simplifica o processo de atualização cadastral no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

Com a mudança, o campo “Local” no verso da CNH paulista deixa de exibir o município de residência do motorista, passando a indicar apenas “São Paulo/SP” como local de expedição. A atualização de endereço na CNH continua sendo obrigatória e garante que notificações e documentos eletrônicos sejam entregues corretamente. O não cumprimento da exigência pode resultar em penalidades, conforme o artigo 241 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para realizar o procedimento, basta acessar o site do Detran-SP e seguir as orientações. Já os motoristas que se mudarem para outro estado devem solicitar a transferência da CNH no órgão de trânsito local.

“A iniciativa traz economia para os cidadãos e reflete os avanços da transformação digital e da modernização dos serviços do Detran-SP”, destaca Talita Rodrigues, diretora de Habilitação e Condutores do órgão, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

Além de reduzir custos para os motoristas, a medida também contribui para a desburocratização dos serviços públicos, tornando os processos mais ágeis e acessíveis. O Detran-SP reforça que manter os dados atualizados é essencial para garantir uma comunicação eficiente entre o órgão e os condutores. Ou seja, especialmente em situações que envolvem notificações de infrações, recall de veículos e outras comunicações oficiais.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *