Entenda as categorias de habilitação do novo modelo da CNH
Chamou a atenção no novo modelo da CNH a forma como estarão relacionadas as categorias de habilitação para as quais o condutor seja habilitado. Entenda!
Desde junho do ano passado, o modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sofreu mudanças. A nova regulamentação das especificações, da produção e expedição da Carteira CNH foi publicada através da Resolução 886/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ela já teve alteração pela Res. 976/22. O que muitas pessoas ficaram em dúvida é sobre como aparecem as categorias de habilitação no novo modelo da CNH.
Nesse sentido, o que chamou a atenção no novo modelo da CNH é a forma como estarão relacionadas as categorias de habilitação para as quais o condutor seja habilitado. Nela constam, por exemplo, referências como B1, CE, C1E. Este tipo de classificação inexiste dentro do processo de habilitação brasileiro. De acordo com o novo modelo da CNH, as categorias de habilitação estão divididas em 14 combinações de letras A, B, C e D e algumas opções com o número 1.
Conforme Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, o novo modelo de CNH segue um padrão internacional.
“Devemos observar os próximos passos do Contran, pois ainda não há previsão de mudanças em relação aos processos de obtenção e alteração de categorias de habilitação. De qualquer forma, é um indício de que podem vir mudanças”, explica.
Categorias de CNH
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atualmente as categorias de CNH estão divididas em:
- Categoria A – condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;
- Categoria B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A. Cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;
- Categoria C – condutor de veículo abrangido pela categoria B e de veículo motorizado utilizado em transporte de carga cujo peso bruto total exceda a 3.500 kg (três mil e quinhentos quilogramas).
- Categoria D – condutor de veículo abrangido pelas categorias B e C e de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista.
- Categoria E – condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.
Dirigir veículo incompatível
Dirigir um veículo com CNH ou Permissão para Dirigir (PPD) incompatível com a categoria do veículo é infração gravíssima, com multa de R$ 586,94. Além disso, é prevista a retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.
Preciso de uma CNH moto e carro
Que palhaçada queremos a mesma forma que tava. Isto é um ridículo não gostei e baixando a categoria de C Para B porque a c era o peso bruto de 7.500k pois a categoria C não tá valendo nada
Quem Saiu da D foi para B, Pode retornar para D, Oque fazer.
Luiz
Apenas fazer os exames necessários, não precisa fazer aulas práticas novamente.
Equipe Portal
CNH foi e continuará sendo meio de enriquecimento do Detran e dos dono de auto escola
Ate porq ter CNH não quer dizer q a pessoa e bom motorista e não ter CNH não quer dizer q a pessoa e ruim motorista
Confesso que não entendi e não encontrei informações na matéria acerca do que significa o número 1 a frente das categorias, por exemplo B1, A1… Poderiam explicar melhor?
André
Não existe no CTB essa definição. Ela foi usada para padronizar a CNH como os modelos internacionais.
Equipe Portal
Categoria D pode pilota moto
Nilton
Não, tem que ter a categoria A junto.
Equipe Portal
Categoria “E” , será apta para moto em qual padrão ?
Esse país como sempre e uma vergonha …