Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de novembro de 2024

DetranRS alerta para golpe de notificação de suspensão ou cassação de CNH


Por Assessoria de Imprensa Publicado 20/11/2024 às 18h00
Ouvir: 00:00
alerta golpe
O DetranRS jamais envia mensagens com links para preenchimento de dados ou pagamento de débitos. Foto: Divulgação.

DetranRS alerta sobre mais um golpe, desta vez via mensagens de SMS. Na notificação, o condutor é induzido a entrar em um link para evitar a restrição, o que o leva a fornecer seus dados bem como realizar pagamentos fraudulentos. 

A autarquia reforça que não encaminha mensagens sobre abertura de processos de suspensão ou cassação, tampouco com links para preenchimento de dados ou pagamento de débitos. 

Importante esclarecer que a notificação de instauração desses processos ocorre via postal, através da CDT (Carteira Digital de Trânsito) ou via edital publicado no DOE (Diário Oficial do Estado do RS). 

Alerta nacional

A Associação Nacional dos Detrans (AND) também chama atenção dos condutores sobre o novo golpe em nível nacional. Trata-se de notificações falsas por diversos meios, como SMS, WhatsApp assim como e-mail, que imitam comunicações reais feitas pela Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) e têm feito vítimas em diversos estados. Uma das principais dinâmicas da tentativa de golpe consiste no envio de mensagens com notificações afirmando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da pessoa está com processo de suspensão ou até cassação em andamento.

Há alertas e casos registrados nos estados do Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Roraima, Pernambuco, Amazonas, Maranhão, Ceará e Espírito Santo.

A Associação Nacional dos Detrans (AND), por meio de nota assinada pelo presidente Givaldo Vieira, diretor geral do Detran|ES, orienta ao condutor que receber notificação de CNH Suspensa ou Cassação por meios que não sejam os oficiais de cada Detran, para que não acesse e denuncie à Ouvidoria ou órgãos policiais do seu estado.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *