DNIT capacita servidores para reforçar a fiscalização viária com a formação de novos agentes de trânsito
Ponto de destaque no processo de formação foi a ênfase na fiscalização, respeitando as competências e atribuições regimentais da autarquia.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR), promoveu o Curso de Formação de Agentes de Trânsito. Com 37 vagas preenchidas, o curso, realizado entre os dias 11 de setembro e 1 de dezembro, foi direcionado aos servidores ativos da autarquia.
Durante as 200 horas de instrução, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos que abrangeram desde legislação de trânsito até técnicas de abordagem e resolução de situações complexas no ambiente viário. A formação buscou não apenas transmitir conhecimentos técnicos, mas também desenvolver habilidades interpessoais e de tomada de decisão, essenciais para um desempenho eficaz no exercício da função.
Um ponto de destaque nesse processo de formação foi a ênfase na fiscalização, respeitando as competências e atribuições regimentais do DNIT. O curso alinhou-se com a Resolução nº 6, de 24 de fevereiro de 2021. Assim, delineando as diretrizes e normativas que orientam as atividades dos agentes de trânsito.
A cerimônia de formatura e entrega dos certificados foi um momento de celebração.
O evento contou com a presença do coordenador-geral do IPR, Luiz Heleno Albuquerque, que destacou a importância do curso e a dedicação dos participantes. “Agradeço a presença de todos, nós sabemos que é um curso pesado, sabemos de tudo o que abriram mão para estarem aqui. Vamos celebrar este momento, a formatura. Vocês são oficialmente agentes de trânsito do DNIT”, parabenizou.
Para o técnico de Suporte e Infraestrutura de Transportes do DNIT, agente de trânsito e instrutor da capacitação, o servidor Pedro Landim, o curso de formação de novos agentes da autoridade de trânsito tem o objetivo de formar servidores e conveniados. O objetivo é a atuação de uma das funções mais importantes da autarquia: fiscalização de trânsito no âmbito das rodovias federais.
“A capacitação engloba vários aspectos fundamentais para que os servidores possam exercer suas atribuições com excelência, visando a coibição de cometimento de infrações, a fim de cumprir o papel principal da legislação de trânsito: salvar vidas e segurança viária”, explicou.
O curso de formação de agentes de trânsito representa, assim, um passo significativo na construção de um ambiente viário mais seguro para todos os cidadãos. Dessa forma, reforçando a importância do papel de fiscalização no contexto das competências e atribuições regimentais do DNIT.