Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de novembro de 2024

A indústria da multa existe? Veja aqui a resposta!

O termo “indústria da multa” é usado comumente para definir que no Brasil haveria uma máquina arrecadatória que teria como vítimas condutores que cometem irregularidades no trânsito.


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/10/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Indústria da multa existe no Brasil
Quem nunca se perguntou se no Brasil existe a indústria da multa? Foto: Arquivo Agência Brasil

Quem nunca se perguntou se no Brasil existe a indústria da multa? Boa parte da população já se questionou sobre o assunto e tem a sua opinião. O termo “indústria da multa” é usado comumente para definir que no Brasil haveria uma máquina arrecadatória que teria como vítimas condutores que cometem irregularidades no trânsito. Afinal, a indústria da multa existe no Brasil? O Portal do Trânsito foi atrás dessa resposta.

De acordo com Carlos Augusto Elias, especialista em trânsito mais conhecido como professor Carlão, do Canal Manual do Trânsito, nós temos mais mortes no trânsito brasileiro do que assassinatos e o principal fator de risco para morte no trânsito é o excesso de velocidade.

“O único meio que temos para combater efetivamente essa conduta são medidores de velocidade. Então se a gente olhar de forma lógica, racional e sem paixões, nós não devemos ser contra os redutores de velocidade. No entanto, a gente continua tendo uma uma manifestação hegemônica da sociedade de que o radar está ali para prejudicar ainda mais o cidadão”, argumenta.

O especialista diz que irregularidades nesse tipo de fiscalização podem ocorrer e devem ser denunciadas, mas não é possível generalizar. “Eu desafio quem quiser debater comigo, e, além disso, provo que não existe indústria da multa no Brasil”, afirma Elias.

O mesmo entendimento tem o promotor de Justiça do Paraná Cássio Mattos Honorato, que falou sobre o assunto programa MP Responde. Para ele, a indústria da multa não existe.

“O que existe é um grande número de infrações ou de violações às normas de segurança no trânsito e essas violações acabam causando mortes e lesões”, afirma.

Conforme Honorato, é dever do estado proporcionar segurança aos chamados participantes do trânsito. “Então por isso o Sistema Nacional de Trânsito precisa prevenir e coibir abusos e violação a violações as normas de segurança no trânsito”, explica.

Assista reportagem especial do Portal do Trânsito sobre o assunto:

1 comentário

  • CRISTIANO
    23/05/2024 às 12:57

    A indústria da multa existe e está localizada na prefeitura de São Bernardo do Campo, recebi uma multa de 2020 já paga pelo proprietário anterior que era PJ.

    Para a minha surpresa recebi uma multa de R$ 297 por não indicar condutor dessa multa de 2020 que o carro nem meu era fiz a contestação porém não acataram o obvio! são pilantras que só querem arrecadar na cara dura!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *