Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Fiat lança chave para impedir embriaguez ao volante


Por Mariana Czerwonka Publicado 24/07/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Chave embriaguezUma chave de segurança que visa impedir motorista embriagado de ligar o carro é uma novidade que deve chegar ao mercado brasileiro no próximo ano, através da Fiat. Chamada ‘Safe Key’, a chave de segurança irá conter um dispositivo capaz de medir o teor alcoólico do dono do carro através de um sopro, como um bafômetro. Caso o motorista tenha bebido – lembrando que a tolerância ao álcool é zero pela legislação brasileira – a chave não será destravada, impedindo que o carro seja ligado. Ao adquirir a ‘Safe Key’, o motorista deverá cadastrar um amigo ou parente que o ajudará quando a chave travar. O consumidor ainda poderá optar por chamar um táxi através de um aplicativo e a montadora se responsabilizará por pagar parte da corrida.

A ideia, da agência de publicidade Isobar Brasil, foi finalista na premiação de inovação do Cannes Lions, o Festival Internacional de Criatividade realizado em junho. Segundo o vice-presidente de criação da Isobar Américas, Fred Saldanha, embora a chave possa ser burlada, já é um passo para ajudar na conscientização do perigo de combinar bebida alcoólica e direção.

Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que 21% dos acidentes registrados no Brasil estão relacionados ao consumo de álcool. Segundo a assessoria de imprensa da Fiat, o projeto está sendo estudado e não tem uma data específica para ser comercializada nem uma forma já definida, embora esteja certo que chegará ao mercado. O produto poderá ser oferecido como um brinde extra na hora da venda do automóvel, como um opcional disponível no setor de pós-venda ou até ser incluído em alguma campanha promocional da marca.

Com informações de Agências de Notícias

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *