Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Férias e período de festas exigem mais cuidados e atenção nas rodovias


Por Mariana Czerwonka Publicado 21/12/2017 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Viagem de fériasUma das orientações é organizar corretamente as bagagens. Foto: Pixabay.

Esse período do ano é o escolhido pela maioria das famílias a época ideal para viajar. Sair da rotina, relaxar…mas antes disso é importante se planejar e ficar atento aos diversos fatores que podem influenciar na segurança durante a esperada viagem.

Para Celso Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, o pior período para viajar é durante as férias. “Mesmo nesse período é possível se planejar e prevenir situações estressantes, por exemplo, se você puder sair na quinta ao invés da sexta-feira, evitará maior movimento, o que pode diminuir as situações de risco. E essa lógica vale tanto para a ida, quanto para a volta e em qualquer período do ano”, explica.

Como é comum nessa época, a maioria dos veículos circula com lotação máxima. “Sempre que se viaja com muitos passageiros, ainda mais com crianças, os cuidados devem ser redobrados”, afirma o especialista. Ainda, segundo ele, o condutor precisa manter a atenção o tempo todo no trânsito e não pode se distrair com os passageiros.

Quanto ao transporte de crianças, de acordo com a legislação brasileira é imprescindível a utilização de sistema de retenção adequado para o peso e idade dos pequenos. Desde que se tornou obrigatório o uso de cadeirinhas, o número de mortes de crianças em acidentes de trânsito caiu 25%.

Manutenção do veículo

Antes de pegar a estrada, é muito importante fazer uma revisão no veículo. Sistema de freios, direção, motorização, iluminação, arrefecimento, ventilação, desgaste dos pneus, alinhamento e balanceamento são algumas das verificações periódicas obrigatórias.

É preciso verificar, também, se existem postos de abastecimento e restaurantes no trajeto. “Lembrando que os pneus devem ser calibrados ainda frios. Por isso, a sugestão é parar no posto mais próximo, logo na saída de casa e não após já ter rodado”, explica Mariano. É recomendável ainda que o condutor faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os desconfortos da fadiga.

Veja dicas do Portal do Trânsito para uma viagem mais segura:
  • Durma bem antes de viajar e verifique suas condições de saúde.

  • Antes da viagem confira se os documentos do veículo e do condutor estão em ordem.

  • Prefira sempre viajar de de dia. É mais seguro.

  • Faça a revisão completa do veículo antes de pegar a estrada.

  • Planeje o itinerário, com paradas para abastecimento e descanso.

  • Organize corretamente as bagagens e verifique as condições de segurança dos passageiros.

  • Respeite as leis e a sinalização de trânsito.

  • Transite com o farol aceso mesmo durante o dia.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *