Férias e período de festas exigem mais cuidados e atenção nas rodovias


Por Mariana Czerwonka
Viagem de fériasUma das orientações é organizar corretamente as bagagens. Foto: Pixabay.

Esse período do ano é o escolhido pela maioria das famílias a época ideal para viajar. Sair da rotina, relaxar…mas antes disso é importante se planejar e ficar atento aos diversos fatores que podem influenciar na segurança durante a esperada viagem.

Para Celso Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, o pior período para viajar é durante as férias. “Mesmo nesse período é possível se planejar e prevenir situações estressantes, por exemplo, se você puder sair na quinta ao invés da sexta-feira, evitará maior movimento, o que pode diminuir as situações de risco. E essa lógica vale tanto para a ida, quanto para a volta e em qualquer período do ano”, explica.

Como é comum nessa época, a maioria dos veículos circula com lotação máxima. “Sempre que se viaja com muitos passageiros, ainda mais com crianças, os cuidados devem ser redobrados”, afirma o especialista. Ainda, segundo ele, o condutor precisa manter a atenção o tempo todo no trânsito e não pode se distrair com os passageiros.

Quanto ao transporte de crianças, de acordo com a legislação brasileira é imprescindível a utilização de sistema de retenção adequado para o peso e idade dos pequenos. Desde que se tornou obrigatório o uso de cadeirinhas, o número de mortes de crianças em acidentes de trânsito caiu 25%.

Manutenção do veículo

Antes de pegar a estrada, é muito importante fazer uma revisão no veículo. Sistema de freios, direção, motorização, iluminação, arrefecimento, ventilação, desgaste dos pneus, alinhamento e balanceamento são algumas das verificações periódicas obrigatórias.

É preciso verificar, também, se existem postos de abastecimento e restaurantes no trajeto. “Lembrando que os pneus devem ser calibrados ainda frios. Por isso, a sugestão é parar no posto mais próximo, logo na saída de casa e não após já ter rodado”, explica Mariano. É recomendável ainda que o condutor faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os desconfortos da fadiga.

Veja dicas do Portal do Trânsito para uma viagem mais segura:
Sair da versão mobile