Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Faixa de pedestres em ‘X’ começa a funcionar em SP


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/12/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Faixa de pedestres em XFoto: Evelson de Freitas/Estadão Conteúdo

Começa a funcionar nessa segunda-feira, 8, a primeira faixa de pedestre em “X” de São Paulo. Esse tipo de mecanismo, na diagonal, é comum em Tóquio, no Japão, e já é adotado em cidades como Chicago, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra. Na capital paulista, ela ficará no cruzamento das Ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo, pouco antes da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, no centro.

De acordo com o órgão de trânsito, a faixa em “X” tem como objetivo “facilitar a vida dos pedestres”, que, em vez de “efetuarem a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, poderão fazê-lo em uma única vez”. Com a medida, o tempo de travessia para as pessoas a pé no local cairá de cerca de um minuto e meio (89 segundos) para cerca de um minuto (61 segundos).

Haverá a instalação de placas específicas para indicar a nova sinalização viária, além da instalação de novos semáforos para quem anda a pé. A CET divulgou que, ali, os pedestres terão cinco segundos de sinal verde (o que indica que podem começar a travessia) e 18 de vermelho piscante (um aviso para que não se inicie a travessia).

A escolha desse cruzamento se deu após uma pesquisa apontar que por ali passam, em média, mais de 1,7 mil pessoas por hora nos momentos do rush da tarde. Se os testes por ali funcionarem, a ideia poderá ser expandida para outros pontos da cidade.

Fonte: Revista Exame

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *