Publicado em 14 de fevereiro, 2020 as 13h50.

Está com a CNH suspensa? Curso EAD de Reciclagem já está disponível no Maranhão

Por Mariana Czerwonka.

Curso de Reciclagem
O Detran/MA, em parceria com a Polícia Militar, realiza blitz com o objetivo de evitar que as pessoas continuem dirigindo mesmo estando com o direito de dirigir suspenso. Foto: Divulgação Detran/MA.

No estado do Maranhão, o condutor que tiver sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada já pode realizar o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores na modalidade de Educação à Distância (EAD). O curso é regulamentado pela Resolução n.º 730/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), no ano de 2019, as infrações que mais levaram a suspensão da CNH no Estado foram a de transitar em velocidade superior à permitida em mais de 50%, seguida pela recusa ao bafômetro. “Nos últimos 12 meses foram registradas 3.201 infrações específicas que tem como penalidade a suspensão do direito de dirigir”, afirmou o Detran/MA em nota enviada ao Portal do Trânsito.

Ainda conforme o Detran/MA, o órgão tem trabalhado para inibir a prática do condutor continuar dirigindo, mesmo com a CNH suspensa.

“O Detran/MA realiza, de maneira permanente, campanhas de Educação para o Trânsito que incentivam práticas seguras voltadas para prevenção de acidentes. Além disso, em parceria com a Polícia Militar do Maranhão, realiza frequentes blitze de fiscalização onde também são cobradas a documentação do condutor e do veículo”, explica o órgão.

Curso de Reciclagem para Condutores Infratores

Para ter a situação da CNH normalizada, e poder voltar a dirigir, além do Curso de Reciclagem, o condutor infrator terá que cumprir todas as penalidades referentes ao processo.

O Curso de Reciclagem deve ser feito durante o período de suspensão do direito de dirigir, uma vez que a sua conclusão, e aprovação, são necessários para que o condutor tenha seu direito de dirigir restituído.

Segundo o Detran/MA, no Estado do Maranhão o curso é oferecido nas modalidades presencial e à distância (EAD).

“Os cursos de reciclagem são oferecidos pelas autoescolas credenciadas pelo Detran-MA, e têm duração 30 horas. Eles podem ser feitos de maneira presencial ou à distância, mas as provas de avaliação devem ser presenciais, e são realizadas no Detran-MA. Caso o condutor seja reprovado duas vezes, é necessário refazer o curso”, orienta o órgão.

Como funciona o Curso  de Reciclagem

A duração do curso é de 30 horas aula e contempla as disciplinas de Relacionamento Interpessoal, Direção Defensiva, Primeiros Socorros e Legislação de Trânsito, conforme Resolução n.º168/2004 do Contran.

Ainda em nota, o Detran/MA reforçou a importância do Curso de Reciclagem.

“O curso de reciclagem é necessário, pois oferece a oportunidade do condutor infrator de rever suas práticas e corrigir maus hábitos no trânsito. O curso oferece um conteúdo teórico técnico necessário para que o condutor esteja apto a dirigir de maneira segura, que não coloque em risco a sua vida ou a de outrem”, conclui.

Para acessar o Curso de Reciclagem CNH Online da Tecnodataclique aqui

 

2 respostas para “Está com a CNH suspensa? Curso EAD de Reciclagem já está disponível no Maranhão”

  1. Rosa Claro disse:

    No Maranhão basta vc pagar uma propina que nem precisa de CNH

  2. Evelise disse:

    Essa opção tem no Paraná também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *