Enem 2022: CNH digital poderá ser usado como comprovante de identificação
Os candidatos poderão usar a CNH Digital para se identificarem nos locais de prova e para fazerem suas inscrições no Enem 2022.
A edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com uma série de serviços digitais que facilitam a vida do estudante. Entre elas, a possibilidade de, pela primeira vez, os candidatos poderem usar a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH Digital) para se identificarem nos locais de prova e para fazerem suas inscrições.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os documentos digitais serão aceitos pelos fiscais de sala no Enem, “desde que os candidatos os apresentem nos aplicativos oficiais do governo”.
Conforme o governo, para comprovar a identificação no Enem 2022, no caso da CNH Digital, será possível exibir o documento tanto no aplicativo do Gov.br quanto no da Carteira Digital de Trânsito.
“Não serão aceitas capturas de tela, fotos ou impressões dos documentos”, alerta o Inep.
Um outro novo recurso disponibilizado aos candidatos é a de poder pagar as inscrições por meio de Pix ou de cartão de crédito. As inscrições para o Enem 2022 vão até o dia 21 de maio.
Leia também:
- CNH digital: saiba quais são os benefícios e como baixar o documento
- É possível baixar a CNH digital em mais de um celular?
- Fui parado numa blitz e não aceitaram minha CNH digital. O que devo fazer?
Informações centralizadas
A fim de centralizar informações e serviços implementados via plataforma gov.br ao público estudantil, foi criado também o site Perfil do Cidadão Brasileiro Estudante, espaço que é uma espécie de atalho que possibilita acessar uma série serviços voltados a estudantes da educação básica à superior.
Os serviços vão, desde obtenção e protocolos de documentos para acesso a programas do Ministério da Educação, até pesquisa sobre universidades, institutos, bem como entidades educacionais, passando por serviços voltados a estudantes com deficiência e estrangeiros.
Há também serviços para estudantes com deficiência e estrangeiros, biblioteca digital e, além disso, informações sobre infraestrutura, trânsito e transportes de estudantes.
Empregos
O perfil permite ainda o cadastro de currículos, bem como disponibiliza serviço de busca de vagas no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Pode-se, por exemplo, agendar entrevista com possíveis empregadores.
As informações são da Agência Brasil