Educação para o Trânsito ganha protagonismo em evento que marca o lançamento da Jornada pela Educação no Ceará
O encontro marca o início da Jornada pela Educação para o Trânsito e traz para o centro do debate a necessidade de modernização no processo de formação de condutores no Brasil.

Fortaleza será palco de um importante encontro para o futuro da segurança viária no Brasil. No dia 25 de abril, o auditório do SENAC Aldeota receberá o evento “Educação para o Trânsito Salva Vidas”. Ele é promovido pelo Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Ceará (SINDCFCS/CE) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO/CE), com apoio do SENAC/CE e da FENEAUTO. O encontro marca o início da Jornada pela Educação para o Trânsito. Além disso, traz para o centro do debate a necessidade de modernização no processo de formação de condutores no Brasil.
Reunindo empresários, educadores, especialistas e representantes da sociedade civil, o evento tem como objetivo promover um amplo diálogo sobre o papel da educação no trânsito como ferramenta de cidadania e preservação de vidas. Um dos momentos mais aguardados da programação é o lançamento do Selo de Excelência na Formação de Condutores do Ceará. Ele reconhecerá anualmente os CFCs que demonstrarem alto padrão de qualidade técnica, pedagógica e estrutural. O selo terá avaliação técnica conduzida pelo SENAC/CE e busca valorizar as boas práticas no setor.
Outro destaque do encontro é o painel que apresentará oficialmente a Jornada pela Educação para o Trânsito, iniciativa de alcance nacional que pretende construir, por meio de consulta pública e debates técnicos, uma proposta de atualização do processo de habilitação no Brasil até o fim de 2025. A proposta se baseia em três pilares: modernização educacional, menos burocracia e custos para os cidadãos e mais segurança jurídica para autoescolas, instrutores e candidatos.
Para Eliardo Martins, presidente do SINDCFCS/CE, o momento é histórico.
“Estamos iniciando uma verdadeira virada de chave na formação de condutores no Brasil. A educação para o trânsito precisa deixar de ser um protocolo burocrático e se tornar um instrumento efetivo de proteção à vida. Com o apoio das entidades e da sociedade, temos condição de liderar essa mudança a partir do Ceará”, destaca.
Serviço:
Educação para o Trânsito Salva Vidas
Data: 25 de abril de 2025
Horário: das 8h às 13h
Local: Auditório do SENAC Aldeota – Fortaleza/CE
Realização: SINDCFCS/CE e FECOMÉRCIO/CE. Apoio: SENAC/CE e FENEAUTO
A edução de trânsito no nosso país quase não existe. Embora o ART 76 do CNT, é lei, porém NUNCA foi cumprido. Os conteúdos básicos de educação de trânsito se restringe aos Instrutores que tem no início da habilitação e fica nisso. A responsabilidade que os instrutores tem são de vidas humanas. Não existe uma continuidade neste tipo de educação.
O ponto de partida será a implantação da educação em todos os níveis de ensino. ART 76 do CNT. A educação para o trânsito será promovido em todos os níveis ….,,
Os sinistros de trânsito são cruéis , não importa o grau de consequências acometido.
Será de muita importância esse encontro.