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22 de dezembro de 2024

Veja 10 dicas para aumentar a durabilidade do freio


Por Talita Inaba Publicado 23/06/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h36
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A durabilidade do sistema de freio do seu carro depende da manutenção periódica e de como você dirige. Com auxílio de André Brezolin, engenheiro da Fras-Le, o Terra elaborou uma lista com 10 dicas que podem ajudar os motoristas a aumentar a vida útil dos freios e, assim, preservar a segurança. Confira:

1 – Procure frear sempre suave. Reduza a velocidade, por exemplo, em uma distância maior antes de chegar próximo a um obstáculo.

2 – Em descidas, deixe o carro engrenado em uma marcha adequada para manter uma velocidade constante e usar menos o sistema de freio. É o chamado freio motor.

3 – Em longos trajetos de descida, principalmente em rodovias de serra, nunca deixe o carro em ponto morto. Além de proibido, isso pode provocar o superaquecimento do sistema de freio.

4 – Respeite a manutenção periódica do sistema de freio (verificar a cada 10 mil quilômetros). É importante olhar os discos e pastilhas e trocar do fluído de freio.

5 – Não rode com o carro acima do peso permitido ou especificado pelo fabricante.

6 – Evite frear dentro de curvas, pois isso desgasta mais o sistema de freio.

7 – Nunca desligue o motor com o carro em movimento. O servo-freio (a peça que deixa o freio macio) para de trabalhar e deixa o pedal bem pesado. Isso sobrecarga o sistema de freio.

8 – O freio de mão deve ser usado somente com o carro parado, para mantê-lo estacionado. Só deve ser usado com o carro em movimento em caso de emergência, como, por exemplo, na falta do freio de pedal.

9 – Veículos que são submetidos a uso off road (em estradas empoeiradas) não devem se descuidar da manutenção. Eles podem apresentar maior propensão ao desgaste do sistema de freio, devido à contaminação do sistema devido a partículas estranhas, como poeira e pequenas pedrinhas.

10 – Carros com câmbio automático exigem mais do sistema de freio, pelo fato de se usar menos freio motor quando comparados ao câmbio mecânico. Com freio automático, portanto, os cuidados acima devem ser redobrados.

Fonte: Terra.com.br

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