Publicado em 07 de maio, 2020 as 08h12.

Detran/RJ libera condutor para dirigir com a CNH Suspensa. Entenda!

É preciso já ter cumprido a penalidade de suspensão do direito de dirigir e estar aguardando apenas o Curso de Reciclagem

Por Mariana Czerwonka.

Dirigir sem habilitação
Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

A Portaria 5853/20, do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ) publicada no dia 17 de abril, dispõe sobre desbloqueio temporário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado do Rio de Janeiro para condutores com CNH Suspensa e que já cumpriram o período de penalidade, porém estão impossibilitados de regularizar sua CNH em virtude da pandemia do novo coronavírus (covid19).

Isso quer dizer que, motoristas com a CNH suspensa que já tenham cumprido a penalidade, e estejam apenas aguardando o Curso de Reciclagem, poderão dirigir no Estado.

De acordo com a Portaria, o Detran/RJ irá manter regular a situação da CNH desses condutores,  que se enquadram nas exigências, enquanto permanecer as medidas de contingenciamento. Após o término da situação de pandemia, a CNH volta a ser bloqueada e os condutores deverão procurar o DETRAN-RJ para realizarem o curso de reciclagem e voltarem a dirigir.

Segundo o Detran/RJ, condutores que se enquadram nessa situação e tiveram a CNH recolhida em operações de fiscalização ou entregue nas unidades podem buscar o documento na sede do Detran. Para isso, é necessário fazer agendamento prévio pelo teleatendimento nos números 3460-4040 e 3460-4041, na capital, ou 0800 0204040 e 0800 0204041, para quem está no interior do estado.

Ainda conforme o órgão, a medida visa a não prejudicar os motoristas diante do cenário atual de enfrentamento ao novo coronavírus.

12 respostas para “Detran/RJ libera condutor para dirigir com a CNH Suspensa. Entenda!”

  1. Rogério Oliveira coelho disse:

    Boa tarde quem está com Habilitação vencida pode dirigir normal

  2. ro6612539@gmail.com disse:

    Boa tarde quem está com Habilitação vencida pode dirigir normal

  3. Alvaro j. Pedroso disse:

    NÃO BASTA A PANDEMIA PARA COLOCAR TODOS EM RISCO . AGORA CONDUTOR SUSPENSO JA PODE DIRIGIR NO RIO DE JANEIRO . ANTES O RISCO EXISTIA MESMO COM RECICLAGEM FEITA POIS A CNH VÁLIDA DEIXAVA O CONDUTOR PÓS SUSPENSÃO DIRIGIR SEM NOVO EXAME MÉDICO , AO MEU VER MUITO IMPORTANTE.

    • ALEX SANDRO DA SILVA disse:

      Suspenso não! Será liberado no Rio aquele que já cumpriu o prazo de suspensão como no meu caso,são dois fatores bem distintos, só que aqui em SP até agora não tomaram nenhuma atitude favorável aos motoristas nessa situação!

  4. ALEX SANDRO DA SILVA disse:

    Como eu faço perguntas aqui nesse portal?,tô sendo castigado além do prazo,já cumpri o prazo de suspensão,agora não consigo reciclar nem renovar nem nada com minha CNH retida no Detran, não é possível que não haja base legal pra que eu possa dirigir normalmente aqui em SP como no Rio estão podendo, alguém pode me responder aí no portal?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Alex

      Infelizmente o Detran/SP não publicou nenhuma Portaria nesse sentido e nem o Contran fez isso. Apenas o Detran/RJ liberou condutores que já cumpriram a suspensão de dirigir nesses casos. Isso quer dizer que não há base legal para você dirigir normalmente.

      Equipe Portal

  5. Daniel disse:

    Sou de SP, preciso entregar minha CNH para começar a cumprir a penalidade da suspensão. Como faço nessa quarentena?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Daniel

      Você deverá entrar em contato com o Detran de seu estado, pelos canais de atendimento online, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  6. VItor disse:

    Olá, minha CNH venceu antes do dia 19/02/2020, porém o Detran suspendeu os serviços no momento que eu estava realizando o processo de renovação, faltando apenas o exame clínico. Neste caso, eu me enquadraria na portaria Portaria 5853/20?

  7. MAURICIO da Silva Carvalho disse:

    Pq o estado do rj,tbm ñ adota a mesma medida de SP,BA e etc,de fazer a renovação pela internet ou App… Só no RJ tem essa palhaçada,pq todos já sabem, motivo de reprovar os caditados para cobra mais….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *