Valéria Neves
O início do ano em Teresina, e em muitas outras cidades, é marcado por muitas chuvas, com isso, as pistas ficam escorregadias, as poças de água encobrem os buracos e a sujeira nas ruas aumenta os alagamentos, o que termina deixando o trânsito mais perigoso. Por esse motivo, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) listou alguns cuidados que os condutores devem ter.
Um dos principais perigos em dias de chuva é o fenômeno da aquaplanagem, poça de água bem rasa que fica sobre o asfalto e deixa o chão altamente escorregadio e que pode fazer com que os pneus não entrem em contato com o asfalto e o carro derrape. Para evitar que isso aconteça, é necessário diminuir a velocidade e ter os freios em perfeito estado, assim como os pneus.
É necessário ainda: acender os faróis baixos, mesmo se ainda estiver claro; manter distância segura do veículo que está à sua frente, o recomendado é cerca de 8 metros; ligar o desembaçador traseiro e escolher a velocidade correta do limpador do para-brisas, que deve estar compatível com a intensidade da chuva; sempre pare no acostamento quando a chuva estiver forte e, em caso de neblina, use as luzes de neblina ou o farol baixo também.
“Em dias de chuva não se deve, de forma alguma, realizar ultrapassagens, pois a visibilidade do condutor fica bem menor do que em dias normais, e essa é uma das principais causas de acidentes”, afirma Larissa Caldas, coordenadora pedagógica da Escola Piauiense de Trânsito (EPT).
Larissa reforça ainda que, em períodos chuvosos, os condutores devem redobrar a atenção no trânsito, dirigir de maneira mais atenciosa e verificar os cuidados que se devem ter ao conduzir um veículo na chuva, seja na estrada ou na cidade.
As informações são do Portal do Governo do Estado do Piauí