Publicado em 02 de dezembro, 2016 as 15h42.

Denúncia: veículos estacionados na calçada atrapalham pedestres em Curitiba

Por Mariana Czerwonka.

Carro na calçada
A situação é frequente no local e piora nos finais de semana.

A palavra calçada, conforme Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quer dizer parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins. Quando um carro está estacionado neste local, acaba atrapalhando e colocando em risco a vida dos pedestres, que precisam utilizar a via destinada aos veículos para conseguirem se locomover.

Segundo denúncia recebida pelo Portal do Trânsito, na Rua Comendador Franco, 4220, em frente a uma loja de móveis, na cidade de Curitiba, os carros são estacionados com frequência na calçada e nos finais de semana a situação piora.

De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre a calçada é uma infração grave, com acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 195,23 e remoção do veículo.

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Setran (Secretaria de Trânsito de Curitiba), e de acordo com o diretor de fiscalização, Eder Carlos Rodrigues, o órgão enviará agentes para fiscalizarem o referido local.

Além disso, o departamento de fiscalização irá verificar a irregularidade mencionada pelo requerente, aplicando no que couber as disposições estabelecidas na legislação vigente.

Está insatisfeito com o trânsito de sua cidade? Então envie sua denúncia. O Portal irá junto com você buscar a resposta.

No tópico: Fiscalização

9 respostas para “Denúncia: veículos estacionados na calçada atrapalham pedestres em Curitiba”

  1. Fabiana disse:

    Como faz pra denunciar veículos em cima de calçadas? Pq tem uma mecânica na rua de casa Q sempre deixa, e até me ameaçou hoje quando eu disse q iria denunciar.
    Obrigada

  2. Kathelyn de Jesus Ferrari disse:

    Quase sempre q vou pegar meus filhos na creche tem um carro estacionado na frente de uma casa q não deixa passagem nenhuma para os pedestres a gente tem q andar pela rua para desviar tenho fotos o q posso fazer?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Kathelyn

      Na hora que realizar o flagrante tente entrar em contato com o órgão que gerencia o trânsito em seu município. O infrator só será notificado se a irregularidade for flagrada por um agente de trânsito.

      Equipe Portal

  3. Paulo disse:

    Carros estão em cima da calçada

  4. Tem uma funilaria sem autorização pra funcionar do lado da minha casa, a frente da minha casa ele usa pra colocar os carros velhos e a calçada da casa dele e cheia de carros velhos agora ele colocou a parte de trás de umam caminhonete envio a de dois cavaletes em frente minha calçada e corre o risco de cair nas crianças. Oq faço pra impedir ele de colocar isso na frente na minha casa?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Eliane

      Entre em contato com o órgão que gerencia o trânsito em seu município, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  5. Isabel Cristina Pontes Pereira disse:

    Sou aqui de Guarulhos Rua Bagdá jardim Arapongas,A mais de um ano têm um homem estacionando encima da calçada do lado da minha casa todos os sábados pra vender pastéis e caldo de cana, além de estacionar encima da calçada os clientes dele estacionam na frente da minha garagem! Um verdadeiro absurdo todas as vezes que vamos sair temos que pedi a gentileza de alguém tirar o carro e o indivíduo ainda faz cara feia. Tava fazendo acabamentos na frente da minha casa e respingou na perua encima da calçada e ele queria que o pedreiro pagasse uma lavagem da perua dele. um verdadeiro absurdo que eu tô aqui ansiosa pra resolver porquê não aquentou mais.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Isabel

      Você deve solicitar a fiscalização através da Central de Inteligência Integrada de Guarulhos – CIIG: Telefone: (11) 2475-6996. Dessa forma, eles conseguem enviar agentes até o local e notificar os infratores.

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *