Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Denúncia: semáforo para ciclistas em SP é visível apenas para pedestres e veículos


Por Mariana Czerwonka Publicado 12/12/2017 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Semáforo na cicloviaFoto enviada pelo internauta.

Andar de bicicleta é um hábito que vem crescendo na cidade de São Paulo. As faixas exclusivas para os ciclistas criadas na capital contribuem para a prática que além de sustentável estimula o exercício físico, descarrega o trânsito e a lotação dos transportes, o que também melhora a qualidade de vida.

Embora o investimento nas ciclofaixas e ciclovias seja ótimo para a mobilidade urbana, os ciclistas ainda enfrentam muitos desafios na cidade. Carros estacionados na ciclovia, desrespeito, falta de segurança, enfim, várias barreiras que impedem que essa seja uma relação harmoniosa no trânsito.

Diante disso, um ciclista nos enviou uma denúncia de irregularidade referente à sinalização de trânsito na ciclovia da Rua Tutóia.  De acordo com o internauta, no local há uma placa escrito “Ciclista. Só atravesse no verde”, porém não há nenhuma sinalização semafórica para os ciclistas e todas as sinalizações são visíveis apenas para os carros e pedestres. “O ciclista tem que ir para a calçada para ver se o semáforo está verde para ele”, afirma.

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que esclareceu os fatos. De acordo com o órgão, a ciclofaixa Rafael de Barros/Manuel da Nobrega foi inaugurada em 20/04/2016 e que, no cruzamento da Rua Rafael de Barros com Rua Tutóia, foi implantado foco semafórico para o ciclista. No entanto, como se pode comprovar na foto, por alguma ação externa o foco foi virado.

A CET informa ainda que já determinou equipe de manutenção ao local para reposicionamento do referido foco semafórico. E reitera que, sempre que necessário, a população pode solicitar manutenção ligando gratuitamente para o telefone 1188, que atende 24 horas por dia, ou através do site www.cetsp.com.br, escolhendo o canal “Fale com a CET”.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *