Publicado em 29 de agosto, 2019 as 08h15.

Denatran realiza reunião para debater cursos na modalidade de EAD

Encontro reuniu representantes de instituições interessadas em ofertar os cursos, além de servidores e colaboradores da Pasta

Por Assessoria de Imprensa.

Reunião EAD
A reunião aconteceu na última segunda-feira, em Brasília. Foto: Divulgação Denatran.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) promoveu, na última segunda-feira (26), reunião consultiva para receber contribuições da sociedade sobre cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD) para condutores habilitados. O objetivo do encontro, realizado no Ministério da Infraestrutura, foi ouvir, dos participantes, considerações sobre o tema que possam contribuir para a criação de procedimentos para a homologação de instituições que pretendam atuar na oferta desses cursos.

Francisco Brandão, coordenador-Geral de Educação para o Trânsito do Denatran, explicou que esse foi o primeiro encontro de uma série de reuniões consultivas que serão realizadas ao longo do processo para que sejam alinhados todos os entendimentos em volta dos cursos EaD.

“Nós pretendemos deixar as coisas mais transparentes possíveis para todos os envolvidos. A ideia é colher considerações da sociedade e de instituições particulares interessadas em oferecer os cursos e, a partir daí, construirmos um instrumento que possa de fato proporcionar essas capacitações”, explicou.

Brandão destacou ainda que um dos objetivos da reunião foi promover o debate sobre a garantia da qualidade de ensino, da confiabilidade dos processos e da redução de custos, tanto para os empresários que irão oferecer o curso quanto para os interessados na capacitação. “Temos uma premissa básica: viabilizar a implementação de cursos de qualidade com um preço de produção adequado à realidade. Não abriremos mão da qualidade geral dos cursos, seja de conteúdo, seja da confiabilidade dos processos e, principalmente, da garantia da identificação dos alunos que estão fazendo as capacitações”, destacou o coordenador.

De acordo com o diretor do Denatran, Jerry Dias, a ação visa dar “maior celeridade, menor burocracia, racionalidade e maior robustez ao processo para homologação dos cursos”. Segundo Dias, o Denatran, após colher considerações da sociedade e de instituições particulares interessadas em oferecer os cursos, definirá as regras para a homologação das empresas.

Além de representantes de instituições interessadas em ofertar os cursos, também participaram da reunião servidores e colaboradores da Pasta. Empresas interessadas ainda poderão mandar suas considerações por meio do e-mail cget@infraestrutura.gov.br.

As informações são da Assessoria Especial de Comunicação do Ministério da Infraestrutura 

7 respostas para “Denatran realiza reunião para debater cursos na modalidade de EAD”

  1. Sergio disse:

    O mais estranho é que já existe o EAD para motoristas suspensos. Com certeza nós de auto escola iremos perder mais um serviço.

  2. arley disse:

    Sou totalmente contra este projeto de EAD para os futuros motoristas ou aqueles que já tem habilitação, vejo que os centro de formação de condutores devem ministrar todo e qualquer tipo de curso referente a transito e não terceirizar para os EAD afim de baratear e facilitar para os futuros condutores e já habilitados , estamos lidando com vidas transito que mata milhares de pessoas todos os anos vocês não estão facilitando para as pessoas e muito menos barateando estão apenas transferindo de uma maneira muito maior o problema para a saúde publica e demais o que rege a questão transito temos hospitais sem instrutura nenhuma segurança zero nas vias em todo território nacional, e ainda querem fazer EAD como em alguns estados já fazem no curso de reciclagem olha o que esta acontecendo só aumentando o numero de acidentados e mortos quando algum em de querido de vocês falecerem ou ficar vegetando numa cama a e sim vai ficar mais fácil para raciocinar de maneira correta vejo que estão brincando com as vidas das pessoas pensem bem quando se quer tampar o sol com a peneira não e facilitando o processo de habilitação ou reciclagem cursos e demais serviços que se refere a transito barateando para sair muito mais caro no futuro próximo que vamos vencer esta batalha temos que ser mais exigentes e rigorosos habilitação e um porte praticamente de arma mas e algo que todos podem ter acesso então vamos ser responsáveis

  3. Luiz Carlos disse:

    Sabias palavras Arley, é isso mesmo o teu testo dispensa comentários,mas deixa bem claro só órgão, Denatran como deve ser feito… Porque na chamam para essas reuniões, audiências quem realmente entende de trânsito trabalho no meio dele vive o trânsito no dia a dia, batalha nos municípios, estados para que se mude, que o trânsito mate menos, não ficamos sentados o dia todo dentro de um gabinete sem se quer houvir o barulho de um carro… Esses somos nós dos CFCs, nós é que entendemos de trânsito pq vivemos ele, todos os dias instruindo novos condutores … Somos nós as Auto Escolas que vocês tem que ouvir nestas audiências de vocês, prestem atenção para isso também não só em baratiar custos , são milhares de vidas bem jogo, inclusive a de seus familiares,filhos…

  4. Adriano disse:

    As aulas de Legislação e Direção Defensiva deveriam serem presenciais,pq são mais complexas e extensivas, as demais em EAD.

  5. Permitir EAD para curso de reabilitação não é justicavel, burlam novamente o sistema, o propósito do curso é reeducação. Geralmente a consciência é ativada em grupo, o que estes cursos fazem. Relembram o respeito a vida.

  6. Rosilda silva sousa disse:

    Eu sou a favor da EAD, esse tal do monitoramento é complicado pois quem trabalha e estuda fica sem tirar a CNH por falta de tempo. Esse monitoramento é outra coisa que assim como o simulador deveria nao existir pois é so pra encarecer o processo. E minha opinião é q fosse implantado a materia nas escolas, pois desde pequeno todos em geral tem que saber das leis de transito nao so quem esta tirando a habilitação.

  7. Roberto Sergio disse:

    É um absurdo o que querem fazer, um país campeão de acidentes de trânsito, cursos de reciclagem de condutores e profissionalizantes EAD, é uma piada, mais uma desse país chamado Brasil. Não duvido nada formação de condutores EAD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *