Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Curso de Reciclagem EAD já está disponível no Paraná


Por Mariana Czerwonka Publicado 04/09/2018 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Reciclagem EADO primeiro passo para o condutor regularizar a sua situação junto ao órgão de trânsito é entregar a CNH no DETRAN (Ciretran) ou CFC credenciado, para iniciar a contagem do prazo da penalidade e obter o número de processo. Foto: Pixabay.com

Desde sábado (01/09), o condutor que tiver sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada já pode realizar o curso de reciclagem para condutores infratores na modalidade de Educação à Distância (EAD) no Paraná. O curso é regulamentado pela Resolução n.º 730/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pela Portaria n.º117/2018 COOHA-DG do estado do Paraná.

A duração do curso é de 30 horas aula e contempla as disciplinas de Relacionamento Interpessoal, Direção Defensiva, Primeiros Socorros e Legislação de Trânsito, conforme Resolução n.º168/2004 do Contran.

Passo a passo

O primeiro passo para o condutor regularizar a sua situação é entregar sua CNH no DETRAN, nas Ciretrans ou em um CFC credenciado. A entrega gera o número do processo e dá início à contagem do prazo de suspensão. Se preferir a modalidade EAD, o condutor deve escolher uma instituição credenciada para este formato. A Tecnodata Educacional já oferece este curso para os condutores paranaenses.

“Há 21 anos mantemos uma sólida parceria com CFCs de todo Brasil, e sempre respeitamos muito a modalidade presencial, que atende aos requisitos da Reciclagem de maneira muito positiva”, explica César Bruns, diretor presidente da Tecnodata Educacional. “Porém, as resoluções 168 e 730 do Denatran tornaram a Reciclagem em EAD uma realidade concreta, para todos os Detrans brasileiros, com vários deles em processo de implantação. Ao perceber esta realidade, constatamos que não poderíamos ficar de fora deste processo, principalmente em função da nossa experiência e liderança no setor. O curso de Reciclagem Tecnodata é amigável, eficiente e detém a alta qualidade que nosso público merece”, diz.

“O Curso de Reciclagem cumpre uma importante missão no resgate da consciência cidadã e do comportamento responsável do condutor. Ainda há um longo caminho a ser percorrido na humanização do trânsito brasileiro, afinal, nossos índices de mortes, acidentes e incidentes no trânsito, apesar de terem melhorado nos últimos anos, ainda são muito elevados, quando comparados aos de países mais desenvolvidos. Compreensivelmente, a Reciclagem é vista com antipatia por boa parte dos condutores que a ela são submetidos, mas hoje ela tem uma inegável importância no processo de amadurecimento dos usuários do trânsito”, conclui Bruns.

Após cumprir a carga horária em curso EAD, a instituição irá certificar o condutor junto ao DETRAN, via sistema, permitindo a realização da prova eletrônica de reciclagem (mediante pagamento da taxa e agendamento do exame).

Se o condutor for aprovado na prova eletrônica, a regularização de sua CNH dependerá apenas do cumprimento do prazo de suspensão. Em caso de reprovação, o condutor poderá refazer a prova eletrônica após 5 dias, (mediante novo agendamento e recolhimento taxa). Caso reprove pela segunda vez, terá que se matricular em novo curso de reciclagem (podendo ser EAD), tendo que submeter-se novamente à prova eletrônica (mediante agendamento e pagamento da taxa). Se reprovar novamente, deverá matricular-se em novo curso de reciclagem obrigatoriamente na modalidade presencial. Esta condição visa garantir ao condutor um atendimento individualizado, com objetivo de sanar suas dificuldades, conforme estabelece a Resolução n.º 168/2004 do Contran.

Suspensão do direito de dirigir

A penalidade de suspensão do direito de dirigir é aplicada em certos crimes de trânsito e infrações, quando o condutor atingir 20 pontos no prontuário da sua CNH, ou quando cometer uma infração que leve à suspensão direta.

A primeira suspensão por pontos, que era de 30 dias, recentemente foi elevada para seis meses e, em caso de reincidência no período de 12 meses, a suspensão poderá variar de oito meses a dois anos. No caso de infrações que levam à suspensão direta do direito de dirigir, o prazo será de dois a oito meses e, em caso de reincidência, a suspensão será de oito a 18 meses.

Para acessar o Curso de Reciclagem CNH Online da Tecnodata, clique aqui.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *