1 – Revisão do carro: freios, suspensão e pneus devem ser checados antes da viagem. O ideal é agendar essa revisão em alguma oficina de confiança. Muitas pessoas pedem apenas para fazer o alinhamento e geometria do carro, mas isso não é suficiente. Também muita atenção aos pneus. O rodízio é válido para equilibrar o desgaste dos pneus, mas se eles já estiverem velhos, é hora de trocá-los. O bom é que dá para agilizar algumas coisas pela internet, como procurar pneus em sites especializados, como o Ítaro, no site da Quatro Rodas, que tem um guia detalhado sobre quais itens devem ser revisados antes de viajar. Além disso, é possível agendar horários no site da concessionária do seu veículo.
2 – Limpeza interna e externa: não é apenas uma questão de aparência e higiene, a limpeza também ajuda a conservar o veículo. O enceramento também é recomendado, já que na praia o carro está sujeito à maresia.
3 – Lavar e secar assentos: para seu conforto e da sua família, é importante que a viagem seja feita em um carro limpo. Muitos não sabem como lavar os assentos dos carros, Muitas vezes um aspirador de pó já ajuda, mas em casos mais pesados, pode ser encontrado no mercado um kit especial para a limpeza dos estofados.
4 – Trocar filtro de ar: o filtro de ar serve para reter as impurezas de ar que entrariam no motor durante o deslocamento do carro. Com o filtro sujo, essas impurezas podem chegar à câmara de combustão e causar danos ao carro. Por isso é importante ficar atento para a troca do filtro quando ele estiver com mais de 5.000 km rodados em áreas rurais e 10.000 km em área urbana.
5 – Checar bateria e fiação elétrica em busca de oxidação: passar alguns dias na praia pode expor o carro à oxidação causada pela maresia. Um dos lugares mais afetados é a fiação elétrica, principalmente na parte dos conectores.
Vale lembrar que os carros devem passar por revisão periódica na oficina mecânica.