Cuidados essenciais para dirigir com neve
Para quem pretende dirigir um carro nas ruas e estradas, é importante ter atenção com as nevascas que atingem algumas regiões destes destinos.
Dirigir na neve exige cuidados especiais com o veículo e uma atenção redobrada do motorista.
A pista fica muito escorregadia e as chances de se envolver em um acidente aumentam. Os cuidados começam com a manutenção preventiva do veículo. Bateria, radiador, nível do óleo, freios, faróis e lanternas precisam estar em dia.
O sistema de ignição também tem que estar em ordem. É preciso verificar constantemente a calibragem dos pneus. No inverno é recomendável a troca dos quatro pneus comuns pelos modelos especiais para rodar na neve.
Eles devem conter as letras M e S (“mud” e “snow”, ou “lama” e “neve)” e têm mais aderência e permitem melhor dirigibilidade durante geadas, nevascas e pistas com gelo. Nunca faça uma mistura de pneus comuns com os de neve.
Em condições muito extremas, é recomendável o uso de pneus protegidos por correntes, que dão maior aderência. Antes de sair com o carro é importante se informar das condições do tempo no local onde você se encontra pela televisão, rádio ou internet. Informe algum conhecido da rota que vai fazer e do tempo em que deverá chegar ao destino final.
Outras dicas são:
Tenha sempre um raspador de gelo com você. Ele serve para remover a neve do carro e dos vidros. Temos certeza que você precisará dele.
Ao entrar no carro, tire o casaco pesado, que esquenta, mas atrapalha seus movimentos.
Ligue o ar quente. Ele vai demorar um pouco até esquentar o interior, é normal.
Dirija devagar e mantenha uma boa distância do carro à sua frente.
Deixe sempre ligado os faróis e as lanternas.
Não corra. Neve e pressa não combinam.
Ao frear, o carro pode deslizar, então evite freadas bruscas.
Caso a neve esteja forte e a visibilidade ruim, estacione o carro em um local seguro.
Não pare no acostamento, não é seguro. Procure um posto de gasolina ou algum local afastado da pista.