Publicado em 18 de dezembro, 2014 as 15h26.

Criança deve ir no banco traseiro, mas quando o veículo não possui?

Por Mariana Czerwonka.

Crianças no carroCrianças devem ser transportadas no banco de trás até elas completarem 10 anos e sempre utilizando os equipamentos de retenção adequados para cada idade

Mas e quando o veículo não possui banco traseiro, como é o caso de picapes e algumas caminhonetes? Como levar as crianças respeitando as leis de trânsito?

De acordo com a Resolução 277, para veículos que não contenham banco traseiro o transporte de crianças com até 10 anos de idade poderá ser realizado no banco dianteiro, porém com o sistema de retenção adequado e corretamente instalado. “Dessa forma, não há multa, mas não é a forma mais segura de transporte”, analisa o especialista em trânsito e diretor do Instituto Prevenir, Celso Alves Mariano.

Segundo o especialista, a maneira mais segura de transportar uma criança no carro é no banco de trás, com o equipamento adequado ao peso e a idade da criança. “Mais importante que a idade, apesar da legislação estar baseada nisso, é o peso da criança. Todas as cadeirinhas possuem, em seus manuais, instruções e normatizações para que os pais verifiquem se a cadeirinha é ideal para o peso da criança”, esclarece.

Bebês

As crianças com até um ano de vida, devem ser transportadas no bebê conforto, instalado no sentido contrário ao deslocamento do veículo. Um dos maiores enganos das mães é achar que transportar seus bebês no colo é o mais seguro. “Numa colisão em velocidade comum nas cidades, 30 a 50 Km/h, a mãe pode apertar o bebê com força nos seus braços, se dobrar sobre eles, ou soltá-lo. Em todas essas situações o bebê corre sérios riscos” diz Mariano.

Crianças

As crianças de um a quatro anos devem estar em cadeirinhas próprias para esta idade e de 4 anos a 7 anos e meio, em assentos de elevação com o cinto de três pontos.

As crianças com até 10 anos devem ser transportadas no banco traseiro com o cinto de segurança, desde que tenham mais de 1,45m de altura. “É importante verificar a altura da criança, pois mesmo que ela atinja a idade, se ela tiver menos de 1,45 m é recomendável que continue no banco de trás e usando o assento”, explica o especialista.

Lei

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, quem for autuado sem esse equipamento deverá pagar uma multa de R$ 191,54 e perder sete pontos na CNH.

29 respostas para “Criança deve ir no banco traseiro, mas quando o veículo não possui?”

  1. Elaine Moreira disse:

    Meu filho tem 1 ano ele pode andar no caminhão com a cadeirinha?

  2. Marcelo da Silva Lopes disse:

    E mas e se tiver eu minha esposa e o BB como transportar elas duas .

  3. Raira disse:

    Meu bebê de 3 meses pode anda no caminhão com o bebe Conforto ??

  4. Alessandro disse:

    Tenho um filho de três anos ..eu posso transportar ele no banco da frente .com cadeirinha normal?.tenho uma camionete …desde já obrigado …

    • Mariana Czerwonka disse:

      Alessandro

      Sim, em casos de veículos dotados apenas do banco dianteiro, é permitido o transporte da criança nesse banco, desde que usando o sistema de retenção correto para a sua idade.

      Equipe Portal

  5. Alessandro disse:

    Eu posso carregar minha filha de quatro anos no banco da frente do meu caminho f4000

  6. Judi disse:

    Uma dúvida: quando o carro possui 3 assentos traseiro é permitido colocar nestes 3 assentos 3 crianças com suas respectivas cadeirinhas ou existe um limite de 1 ou 2? Obrigada

  7. Luiz Alberto disse:

    Tenho um Fiat uno e precisei retirar o banco traseiro p/ transformá-lo num táxi dog
    Posso transportar meu filho d 5 anos no banco dianteiro?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Luiz

      Se o veículo não tem banco traseiro, pode. Desde que no sistema de retenção equivalente a idade dele (o assento de elevação).

      Equipe Portal

  8. Adriana disse:

    Boa tarde , posso levar meu filho de 2 anos no Banco da frente em uma fiorino?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Adriana

      Se o veículo não tem banco traseiro, pode. Desde que no sistema de retenção equivalente a idade dele (a cadeirinha).

      Equipe Portal

  9. George disse:

    Se o exemplo é uma saveiro cabine estendida que cabe um bebe conforto tranquilo atrás do banco do passageiro, tem como consegui autorização para o transporte? Pergunto pq ja vi alguma com até sinto de segurança .

  10. Hazar disse:

    Oi. Eu tenho uma van furgão. Sem janelas. Eu comprei sendo um vehiculo de carga. No tem banco de tras. No caso o meu filho de 2 anos pode viajar na frente? Tem 3 cadeiras na frente. É o mas importante eu preferiria colocar um banco de tras. Posso colocar? Mesmo ela sendo furgão? Tem q fazer alguma mudança no doc? Obrigado

  11. Olá
    Trabalho num caminhão Mercedes atego 1719, e tenho um filho de 2 anos ,, eu posso levar ele comigo nas viagem ??

  12. sheila disse:

    queria saber se tem como colocar 3 cadeiras no banco de tras. meus filhos tem 3anos 4 anos e 8 anos meu carro e um gol g6

  13. Marlon disse:

    É obrigatório alguém ao lado da cadeirinha ou pode andar apenas um no carro com a criança sozinha no banco de trás?

  14. Raquel disse:

    Vamos a praia em uma Van. Meu filho tem 8 meses.. Não estou segura em leva-lo sem o bebe conforto.. Alem da minha insegurança em não querer transporta-lo em uma van sem bebe conforto..via Br..é permitido transporta-lo no meu colo por lei no caso da Van?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Raquel

      No colo é proibido. A forma mais segura de transportar a criança é no bebê-conforto, com cinto de três pontos.

      Equipe Portal

  15. Rodolpho disse:

    Porque todas essas normas de segurança em veículos particulares, mas não em veículos de transporte público?

    • Luciana disse:

      Sempre tive a mesma dúvida! Aliás não há preocupação nenhuma com a segurança no transporte público, não têm cadeirinhas, cintos de segurança quaisquer, a superlotação dos carros. Por que não multar as empresas de transporte público que não cumprem as normas de segurança?

  16. Reinan Barreto disse:

    Tenho uma saveiro cross cabine estendida, posso está adaptando um sinto de segurança e colocar o bebê conforto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *