Publicado em 15 de junho, 2019 as 08h05.

Contran reafirma mudanças na Placa Mercosul

Por Agência de Notícias.

Placa Mercosul
Á placa começou a ser adotada em setembro do ano passado no Rio de Janeiro, no Amazonas, na Bahia, no Espírito Santo, no Paraná, no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul. Foto: Sebastião Gomes- Detran/RJ.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) se reuniu pela primeira vez na última quinta-feira. Além das alterações no processo de formação de condutores, que você encontra aqui, o órgão também reafirmou as mudanças nas placas Mercosul. As alterações ainda estão passando por ajustes técnicos e devem entrar em vigor até o final do ano. Com isso, o prazo para a implantação do novo modelo em todo o país, que era 30 de junho, será adiado.

Entre as mudanças estão a eliminação de alguns elementos gráficos e a adoção de um QR Code, um tipo de código de barras bidimensional que pode ser ativado por telefones celulares equipados com câmera e outros equipamentos.

O código trará informações mais precisas, a exemplo do local de produção da placa, o estado onde ela foi encaminhada, o veículo emplacado, entre outras informações. Segundo o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Jerry Dias, o objetivo é garantir mais segurança na identificação do veículo, com todo o processo produtivo passando por um rígido controle.

“O mais importante é que a nova placa possibilita um controle de todo o processo de emplacamento o que minimizará o risco de clonagem de placas. Com isso será possível saber onde a placa foi produzida, qual empresa fez, para onde foi encaminhada e em qual veículo ela está,” disse.

Segundo Dias, as mudanças visam dificultar a clonagem de placas e facilitar a fiscalização. “Aumentando a rastreabilidade, vamos dificultar a clonagem. A nova placa não tem condição de ser feita em qualquer lugar, alguém pode até tentar fraudar, mas isso vai ser descoberto na fiscalização, uma vez que não tem como reproduzir o mesmo código. Uma placa que não foi utilizada e for furtada, poderá ser cancelada antes que venha a ser usada em algum veículo. O controle é nacional”, disse.

No Brasil, a placa começou a ser adotada em setembro do ano passado no Rio de Janeiro, no Amazonas, na Bahia, no Espírito Santo, no Paraná, no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul. Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, não haverá obrigatoriedade para que os proprietários de veículos troquem de placa.

“Ninguém vai ser obrigado a trocar de placa. Os carros que estão com as placas antigas, permanecem. Os carros novos é que terão a placa nova. Não vai ter ônus adicional”, disse.

As informações são da Agência Brasil

62 respostas para “Contran reafirma mudanças na Placa Mercosul”

  1. José Adelor Claudino disse:

    Bom dia !!

    Me chamo Adelor Claudino,
    Me formei como lavrador no mês de junho de 2019,
    Gostaria de ficar informado de todas as mudanças referente a placas se for possível.

    Grato

  2. Anderson Carlos disse:

    Placa Mercosul. Aqui deveria ser como.nos EUA. A placa é sua. Vc compra o carro pega a sua placa e fixa nele, vc vendeu? Retira a placa e guarda, quando comprar outro carro vc fixa. Assim as multas ficam com o cidadão, e não no carro. Mas o Brasil sempre tem de burrocratizar tudo. Vc não consegue ler a placa. Pois mesma no meio da sequência de letras, tem.um número. Antes vc lia por sequência. As letras, logo em seguida os números. Sem nenhum estudo, apenas empurrou goela abaixo do cidadão. Ainda dizem que vivemos numa democracia.

    • Rafael Fernando disse:

      Estamos longe em muitos aspectos dos EUA. o dia que tivermos a economia, educação, ensino, qualidade de vida, respeito com a legislação, ai podemos pensar em querer comparar, brasileiro não nasceu para ser Norte Americano, não são apenas alguns km que nos separa, são décadas

      • A educação escolar nos EUA não é tão boa assim, p/favor, ver o ranking do PISA. Mas é melhor do que a do Brasil. E suas universidades também são bem melhores, afinal por lá não se coloca como ministro da educação gente desqualificada, ignorante ou estúpida como nos nossos dois últimos ministros desta pasta.

    • Cláudio disse:

      Perfeito isso mesmo….mais uma maneira de roubar, enganar amém de ser a placa mais feia do mundo….

    • Lucilafassini disse:

      Sim, sempre somos apressados em copiar coisas,e nos põe guelra abaixo, junto vem valores sempre acrescido. As novas placas não se sabe de onde o carro é, pois não identifica o local. Apenas Brasil. Aí em caso de suspeita de roubo só nas características do veículo. É um retrocesso enorme. Alguém ganhou com isso.

    • RAFLY MOREIRA CRUZ disse:

      Seria perfeito. Sem falar que em alguns estados nos EUA você ainda pode personalizar sua placa.
      Governantes de lá pensam simples, com objetividade para facilitar para população com o minimo de intervenção possivel. Já aqui, sentem-se responsáveis pela vida da população, criando todos os mecanismos possíveis e inimagináveis pra gerir tudo que existe.

    • Wantuil disse:

      Realmente amigo, concordo com vc, deveríamos ter ou sermos dono da placa, agora ficou bem mais fácil um bandido atropelar algum e sair em fuga calmamente pois ninguém saberá dizer de qual cidade ou estado é a placa do carro, ficou mais difícil guardar a sequência letra número letra número, e tem mais a falta do município de origem, uma vergonha, deveríamos colocar essa placa na fuça desses políticos para identificar melhor esses ladrões…

  3. ligeirinho disse:

    Aqui no Brasil, as coisas tem que ser complicada Anderson, os políticos administram a população como um comércio, Não se dão valor e reconhecimento ao cidadão. Veja a segurança, educação, transportes e a saúde, estão um lixo para população. Essas 04 décadas tem sido melhorado a cada ano, lógico que não. Temos que ter perspectivas e lutar para melhorar, mas o câncer político, parece que tem mais força.

    • Maury Albarelli disse:

      Sou plenamente a favor que se crie tecnologias que impeçam ou dificultem a clonagem de placas e consequentemente de veículos. A nova placa adotada por viés ideológico, agora repudiada, nos foi imposta como a maioria das coisas goela abaixo por nossos políticos que têm e sempre tiveram o povo como seua serviçais e não o contrário. Somos o saco sem fundo de dinheiro do qual se retira tudo que se quer. Eles são o principal obstáculo às mudanças que todos queremos.

  4. Kleber disse:

    Alguém está ganhando muito dinheiro com a estória dessas placas. Igualzinho ao conto do kit primeiros socorros e com a outra estoria dos extintores de incêndio. Este
    País não tem jeito mesmo.

  5. Leonardo Sanches Vieira disse:

    Extremamente inútil e desnecessária a implantação dessa placa. O Brasil é um país independente, não tem que se submeter a isso. Um país continental como o nosso ter uma placa que sequer informa Estado e município de emplacamento, é um absurdo. Querem acabar com uma tradição pra poder tirar mais dinheiro do contribuinte. Ainda tenho esperança de que a implantação dessa placa seja definitivamente cancelada.

  6. Marcos Antonio disse:

    Será que não tem coisa mais importante para se fazer nesse paizeco emergente, ferrado falido não

  7. Se não puderem ferrar o cidadão de uma maneira , encontram outra. Nunca a solução. Vai ver o precinho de um par de placas dessas. Um verdadeiro absurdo. Uma chapa de metal pintada com preço de ouro. Muita burocracia e pouca solução. E o custo de tudo é empurrado goela abaixo do povo, como sempre.

  8. Charles Robert FREIER disse:

    Acho que com as sequências de 3 letras e 4 números chegando ao final, tinha sim q mudar. Mas, poderiam simplesmente ter adicionado um alerta mo meio dos números como fizeram, e deixar o nome da cidade. Simples assim

  9. Moacir de gois disse:

    Oque deveria ser trocado no Brasil São os governantes,não as placas de carro,dizem que e democracia ,mas o povo brasileiro não sabe reagir,por isto este país caminha de mal a pior,locomotiva que jámais andará nos trilhos,pelo que vejo não há luz no fim do túnel,mas sim um grande sbismo

  10. Fábio disse:

    Ligeirinho o remédio para o câncer político nós temos. É só usar, no momento da votação escolher o político correto. O problema é que o brasileiro é dotado de Alzheimer, esquece o que foi feito por determinado político e voltar a votar nesse, assim nunca sairemos da lama…

  11. José Assis disse:

    os políticos são nossos representante más viram as Costas para o povo eles querem mudadas nas placas? agora custa uma fortuna e ninguém faz nada uma placa aqui na Bahia vê 280 quem aguenta ninguém defende o povo.

  12. daniel disse:

    Legal é em Santa Catarina, quem se você tem a placa nova, de outro estado, tem que tirar e comprar uma placa antiga, quer mais ônus que isso? uma burocracia burra, e que só serve pra favorecer cartel

  13. Antonio Costa disse:

    A mudança sepre encontra resistência na humanidade. Sobre a placa concordo que a leitura é complicada, mas, para a tecnologia, cada vez mais aperfeiçoada, isso não representa dificuldade. Só sinto falta de um item na placa: A Cidade de onde provinha o veículo. No mais, a placa é bonita e vamos nos acostumar com ela. É uma questão de tempo…

  14. JOSE CARLOS CONSTANTINO disse:

    O país da burocracia, nada vai mudar com essa bosta de placa, ou vai, vai piorar, os veículos de transporte no Brasil são uma mina de ouro explorada pelos espertalhões do poder, começando pela CNH um assalto ao bolso do cidadão, e por aí vai IPVA, seguro, e agora essa placa, lembrando do kit primeiro socorros foi multa pra um monte de gente pra depois ser abandonado, extintores de incêndio exigiram as trocas agora nem é mais obrigatório coisa que nunca deveriam exigir pós bombeiros é que sabem apagar incêndio com segurança, enquanto os corruptos estiverem mandando sempre acharão uma deixa pra assaltar o bolso do cidadão brasileiro que dirige pois são milhões.

  15. Acacio disse:

    Essas placas são muito feias, podiam bem fazer uma placa mais discreta, quando você pra um carro vê apenas essa placa brega ( branca e azul )

  16. Alexandrefernandovieirade arruda disse:

    Tudo por dinhero brazil que decadencia politico é pior que traficante iso é uma mafia apulitica é uma faquisão podre

  17. Sandro disse:

    A cada par de placas Mercosul produzida o SerPro arrecada R$ 6,82.. isso ninguém fala.

  18. Pedro disse:

    Bando de capitalistas de merda inventam um monte de baboseiras sem sentido nenhum como se não soubessemos que os maiores bandidos são eles ( políticos).

  19. Marcelo disse:

    Esses políticos sempre arrumando um jeito de arrecadar verbas ,sempre nós que pagamos a conta de qualquer mudança ,inventam coisas que não tem eficácia nenhuma somente para alguém ganhar..na verdade temos que deixar de pagar essas taxas absurdas..já que o presidente Jair Bolsonaro que ajudar o cidadão deveria deixar os pedágios gratuitos das zero hora até às 6 da manhã como era no governo militar , assim aliviava para os profissionais da estrada e também era um insentivo para diminuir o trânsito o horário diurno

  20. Wilson disse:

    Resolvido a implantação em todo país agora e o preço da placa.

  21. Rosemar Rodrigues disse:

    Foi o kit de primeiro socorro…dai foi o extintor e agora essas placas horríveis…esses governos sempre explorando a população para beneficiar um grupo.

  22. RICARDO CARVALHO disse:

    Uma pergunta se eu for transferir o carro para meu nome. Não sendo obrigado a mudar as placas para Mercosul. Mas se eu quiser mesmo assim eu posso mudar para as placas Mercosul

  23. Rubinho disse:

    E o preço dessa placa?
    Não vão baixar ?
    Vamos continuar a pagar esse absurdo?
    E aí Bozo?
    E o tamanho da placa pra motos que coisa horrível, um placao praque?
    Ninguém é cego porra.

  24. Gilson Ramalho Costa disse:

    Porque não muda de democracia pra desburocratizar

  25. Ivanildo disse:

    Uma coisa eu sei que isso só é pra tirar mais dinheiro de quem trabalha e tem veículos .trabalham maquinando com o entuito de roubar mais o sidadao e os políticos são os primeiros corruptos para apoiar como nos ferrar isso sim .

  26. Marcos Antônio Araújo Lima disse:

    A questão do QR Code deveria ser expandido para as placas cinzas e vermelhas, para o usuário final seria muito bom ter uma placa que possa ser rastreada, assim os empresários deixariam de vender as chapas lixas aos clandestinos, e evitaria o derrame de placas clonadas ou falsas muitas das vezes usadas para a prática de crimes!!!

  27. JOAO GELLER disse:

    Com tantas polêmicas neste assunto das placas, vou dar mais uma sugestão . Poe mais a opção de tipo de chapa como antigamente. Aço inox ou aço , as placas em alumínio não duram nada, principalmente as de motocicletas que racham e quebram com a vibração.

  28. Maristela Passinato disse:

    A placa Mercosul na minha cidade custa 100 reais… o maior custo e da transferência… Acorda Brasil… dai colocam culpa na placa…Acorda Brasil de novo!!!!

  29. Geovani j scanfrela disse:

    Problema e q o brasileiro axeita tudo q o governo impoe mesmo sabendo q e somente para arrecadar dinheiro.mesmo conhecendo os erros em outros paises a populacao.luta.contra essa robalheira.

  30. Jose disse:

    Ficam mudando essa porcaria pra roubar o povo,falaram que o Pt roubou e ainda continuam metendo a mão no bolso do povo.

  31. EDSON JESUS FIGUEIREDO TEIXEIRA disse:

    Brasil de políticos safados e 57 milhões de jegues

  32. Augusto Luiz Souza Tavares disse:

    Concordo com todos vocês acho que não tem como fugir de uma nova placa pois esta chegando ao fim de combinações das atuais, seja como nos Estados unidos mas acima de tudo que fosse o mesmo preços das antigas tenho certeza que ninguém iria reclamar.
    Meu ponto de vista!

  33. Carlos disse:

    O código de rq fixo pode ser duplicado o código rq que os bancos usam para você fazer uma transferência ou pagamento não pois a cada asseso muda e você tem que gerar outro pelo banco e diferentes de um código fixo. E como o gs1. Código de barras para produtos que ao cadastrar-se para
    Emicao de uma NF-e que cada produto tem o seu e se você tiver como fazer poderia mudar levando um kilo de omo e pagando 500 gramas padaria no caixa fácil fácil no meio das compras

  34. Wilson Antônio Inacio disse:

    Acho que vocês (brasileiros ) reclamam demais, nada está bom se fizerem como querem iram arrumar outra coisa nas placas para reclamar… Portanto acho que tem de fazer assim aí todo mundo aceita na marra … Povo chato

  35. Marcelo disse:

    Quem i ventou ess que arque com os vlores. Agora, ficar impondo condiçoes, não esta certo. O cidadão pobre que Não consegue nem pagar transferencia direito ainda pagar placa?? ta de brincadeira mesmo…. Isentar carro com 10 anos ninguem quer né???

  36. Paulo disse:

    Esta palhaçada intitulada “Placa Mercosul” terá o mesmo desfecho do antigo kit de emergências, ou seja, faz todo o proprietário de veículo gastar seu dinheiro em vão até o momento que os imbecis que as implantaram perceberem que o projeto é um” natimorto”. Chega da fatura ser paga sempre pelos mesmos bolsos!

  37. Marcos disse:

    Esse denatran sempre inventando. Essa placa é feia…ruim de fazer a leitura…e ainsa por cima…é cara. O governo selpre com a mesma desculpa de que tal coisa é pra melhoear a segurança, evitar fraudes…e toda essa balela que pessoas inteligentes não engolem. Tem sempre um retardado pra ter uma ideia de jegue como essa.

  38. emiliano disse:

    Sem valor boa valor praticado aqui Amazonas… Uma verdade máfia

  39. marcos antonio da silva ribeiro disse:

    Concordo com o amigo a placa deveria ser do dono do carro vendeu retira para guando comprar outro carro.

  40. Edson Lakes disse:

    Ficou complicado pra pessoas mais leigas..pq em caso de acidentes ou crimes o motoristas que fogem do local não da pra saber de que cidade ou município que é aquele veículo.

  41. Emerson Martins Costa disse:

    Um absurdo esse alinhamento Mercosul, por que? Qual interesse nacional há nisso? A quem interessa? Não temos integração com nossos vizinhos e eles nem gostam dos brasileiros, eu e o povo não conseguimos entender por que não simplificar, deixar o cidadão escolher sua placa (desde que não haja coincidência como é nos EUA) uma derrota para o Brasil!! Muito triste essa vitória não sei de quem???

  42. Evandro disse:

    Td muda,, nada resolve!

  43. Cícero ramon disse:

    O povo está preocupado com aparência da placa , e não com a funcionalidade que ela pode trazer. Eu acho que deveria ser igual alguns países, a placa e sua no seu cpf quando você vender o carro tira sua placa e coloca no carro novo.

  44. Luiz Claudio Santana de Jesus disse:

    AINDA QUERIA SABER PRA QUÊ MÍSERA ESSA PLACA, NOSSO BRASIL SO TEM CORRUPTOS PRA TIRAR DINHEIRO DO CIDADÃOS DE BEM PRA DA BOA VIDA A ESSAS MÍSERA, TODO DIA MUDAR ESSA PORRA, ISSO É UMA FÁBRICA DE ROUBAR DINHEIRO DO CIDADÃOS, REBANHOS DE VERMES.

  45. mudança rj disse:

    Mudanças Interestaduais para todo Brasil.

  46. Valdecir Anselmini disse:

    vou fazer transferência De um carro ano 2000, detran da minha cidade disse que sou obrigado a trocar as placas, tenho as placas normais mas em otimo estado, gostaria de saber se tenho que trocar ou nao?

  47. Josué disse:

    Coloca logo esta po_______a, que novela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *