De algum tempo para cá, muito se tem falado no Congresso Nacional sobre o tema da obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Alguns pedem mais rigor no processo e outros falam em desburocratização e redução de preços. Recentemente, no entanto, alguns Projetos de Lei sugerem excluir os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do processo de habilitação no Brasil. Por esse motivo, um internauta fez o seguinte questionamento à nossa produção: por que os deputados querem acabar com as autoescolas?
De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, não são só os deputados, mas os senadores também têm questionado ao longo dos últimos anos o processo de formação de condutores no país. “No entanto, recentemente numa Live do Portal do Trânsito o atual secretário Nacional de Trânsito Adrualdo Catão conversou comigo e disse que não há nenhuma intenção da atual gestão da Senatran de acabar com autoescolas”, explicou.
O especialista destaca ainda, a importância dos CFCs na obtenção da CNH.
“Nós não podemos simplesmente voltar atrás em conquistas já estabelecidas desde 1998 quando o atual Código de Trânsito entrou em vigor. Naquela época, tivemos muitas melhorias no processo de formação de condutores e não podemos simplesmente regredir”, disse.
Conforme Mariano, mesmo sabendo desses fatores é importante que todos os envolvidos no processo façam as suas críticas. “Todos devem estudar o assunto e fazer suas manifestações. Aqui no Portal do Trânsito nós temos muito conteúdo sobre esses debates, muitos pontos que foram analisados à exaustão. A conclusão que todos nós chegamos é que há sim o que melhorar mas sem uma autoescola para formar condutores não será possível”, finalizou.