Por que os deputados querem acabar com as autoescolas? Entenda!
Vários PLs em tramitação no Congresso pretendem alterar o processo de formação de condutores, inclusive propondo acabar com as autoescolas. Entenda!
De algum tempo para cá, muito se tem falado no Congresso Nacional sobre o tema da obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Alguns pedem mais rigor no processo e outros falam em desburocratização e redução de preços. Recentemente, no entanto, alguns Projetos de Lei sugerem excluir os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do processo de habilitação no Brasil. Por esse motivo, um internauta fez o seguinte questionamento à nossa produção: por que os deputados querem acabar com as autoescolas?
De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, não são só os deputados, mas os senadores também têm questionado ao longo dos últimos anos o processo de formação de condutores no país. “No entanto, recentemente numa Live do Portal do Trânsito o atual secretário Nacional de Trânsito Adrualdo Catão conversou comigo e disse que não há nenhuma intenção da atual gestão da Senatran de acabar com autoescolas”, explicou.
O especialista destaca ainda, a importância dos CFCs na obtenção da CNH.
“Nós não podemos simplesmente voltar atrás em conquistas já estabelecidas desde 1998 quando o atual Código de Trânsito entrou em vigor. Naquela época, tivemos muitas melhorias no processo de formação de condutores e não podemos simplesmente regredir”, disse.
Conforme Mariano, mesmo sabendo desses fatores é importante que todos os envolvidos no processo façam as suas críticas. “Todos devem estudar o assunto e fazer suas manifestações. Aqui no Portal do Trânsito nós temos muito conteúdo sobre esses debates, muitos pontos que foram analisados à exaustão. A conclusão que todos nós chegamos é que há sim o que melhorar mas sem uma autoescola para formar condutores não será possível”, finalizou.
Lembrando que as auto escolas não podem saírem de ação. Pós irá acabar com uns dos maiores cartes do Brasil. Desde quando entrou em vigor o tal do simulador os valores ficaram absurdo.
Já não se usam mais os simulador.
Dependendo da autoescola só se explorar dos alunos,aulas e aluguel do veículo com preços absurdos,fora da realidade do aluno que ,nem sempre ganha um salário mínimo sequer.
Que estar informado sobre trânsito amo.
Bom não existe a possibilidade mesmo de uma pessoa que nunca dirigiu ir tirar a CNH pois com 20 aulas práticas 45 teoricas eles ainda tem muita dificuldade imagina sem nada digo é difícil de mais .
Quando não existiam os CFCs, o modo de vida era outro, o trânsito era mais calmo que hoje, o que até possibilita aulas em carros particulares feitas por parentes ou conhecidos. Atualmente com o trânsito denso e agressivo que temos, não vejo como não ter as autoescolas com carros devidamente plotados. Sem se contar que uma grande maioria dos alunos não dão a devida atenção ao curso teórico, agora imaginem sem esta obrigatoriedade? O que precisamos é melhorar o processo, não acabar com ele.
Eu acho que ninguém aprende dirigir com 20 aula. Ele aprende faze o carro anda .quando cara começa aprende acabou..tem pessoas que tira CNH e não tem coragem de pegar um trânsito. Porque.tem pessoas que desisti .porque exame prático pessoa no dia esquece oque aprendeu. Nervosismo.