Trafegar em vias esburacadas não é uma situação rara na maioria do país. Nesses casos, a maioria dos condutores trafega em baixa velocidade devido às condições da via. Nesse contexto surgiu a pergunta de um dos programas Tira-dúvidas de trânsito. Segundo o internauta, dizem que em vias esburacadas, como é comum nas estradas brasileiras, não acontecem acidentes muito graves por que não dá para correr. Isso é verdade?
Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, esse é um problema muito sério. Ele diz que realmente uma via esburacada tem menos acidentes, ou melhor, sinistros de trânsito por conta do excesso de velocidade. “No entanto, às vezes, os sinistros ocorrem porque o condutor se vê obrigado a desviar do buraco. E aí cria outras situações que igualmente são perigosas, indesejáveis e que não tem justificativa”, afirma.
O especialista ainda faz um alerta.
“Só falta nos conformarmos com vias em mal estado de conservação para colher o benefício do não abuso da velocidade. Está tudo errado. As vias precisam estar de uma forma excelente em relação a sua qualidade. Assim como os condutores devem manter os seus veículos em boas condições, nós usuários das vias temos que pressionar as autoridades para que as vias estejam em boas condições. É assim que se faz um trânsito funcional e seguro como merecemos”, conclui.
Responsabilidades
É responsabilidade do órgão com circunscrição sobre a via de garantir o trânsito em condições seguras, uma vez descumprida essa regra há o dever de indenizar.