Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Como prender a atenção dos alunos na aula remota para formação de condutores? Veja as dicas!

O uso de ferramentas, além das aulas expositivas, é fundamental para que se atinja os objetivos propostos para o curso e para prender a atenção dos alunos.


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/10/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00

Desde a pandemia da Covid-19, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou o curso teórico de primeira habilitação na modalidade remota, vigente até hoje. O curso teórico é composto por 45 horas/aula que devem ser distribuídas em disciplinas específicas, como legislação de trânsito, direção defensiva, cidadania, entre outras. Nesse sentido, o uso de ferramentas, além das aulas expositivas, é fundamental para que se atinja os objetivos propostos para o curso e para prender a atenção dos alunos. Esse foi o tema de um dos programas Tira-dúvidas do Portal do Trânsito.

Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, é de extrema importância o uso de materiais de apoio durante a aula. Essa é uma das melhores formas de prender a atenção do aluno durante a aula remota.

“Recursos visuais como vídeos, fotos, infográficos e até apresentações em PowerPoint são válidos. Isso realmente pode ajudar muito, especialmente se além de bom gosto, o instrutor utilizar técnicas didáticas. Não é o fato de, simplesmente, encher a tela com imagens que irá garantir que a aula fique proveitosa”, expõe.

O especialista afirma que há soluções no mercado que auxiliam o instrutor. “Para quem é cliente da aula remota da Tecnodata, por exemplo, há algo muito especial na ferramenta, que é o multimídia. Eu, pessoalmente, ajudei a diagramar, a escolher palavras, ilustrações bem como imagens para garantir que todos os recursos ali disponíveis sejam utilizados da melhor maneira possível”, garante.

No entanto, Mariano traz um lembrete importante. “Quem pode e deve dar o toque final, ou seja a personalidade da aula, é o instrutor. Esse é o princípio da aula remota”, conclui o especialista.

Assista ao comentário completo de Celso Mariano sobre como prender a atenção dos alunos na aula remota para formação de condutores.

Liberação aula teórica remota

A Resolução 783/20 do Contran dispõe sobre a realização das aulas técnico-teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto. Ela continua em vigor em todo país.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *