Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de setembro de 2024

Calibrar os pneus é mesmo importante? Veja a resposta!

A importância de calibrar os pneus com frequência foi o tema do programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito.


Por Mariana Czerwonka Publicado 12/07/2024 às 08h00
Ouvir: 00:00
Calibrar os pneus com frequência foi o tema do programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito. Assista!

Os freios param as rodas, mas são os pneus que param o veículo. Como todos os demais itens de segurança, os pneus devem ser constantemente verificados pelo proprietário ou condutor do veículo. E isso inclui o ato de calibrar os pneus com a frequência e orientações fornecidas pelo manual do fabricante do veículo. Esse foi o tema do programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito.

De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, pneus só funcionam adequadamente quando calibrados e isso é ponto pacífico.

“A engenharia por detrás dos pneus vem sendo aprimorada ao longo de décadas. E muito mais do que atribuir conforto para os passageiros, os pneus são peças fundamentais para tração, estabilidade e frenagem. Ou seja, o funcionamento e utilidade mais elementar dos veículos, depende dos pneus”, explica.

Por isso, segundo o especialista, eles devem receber especial atenção. “Nada de usar pneus fora da recomendação dos fabricantes (do veículo e dos pneus), muito menos rodar com problemas de balanceamento ou geometria, ou com pressão incorreta”, orienta.

Mariano recomenda que o condutor esteja sempre atento às condições do veículo que dirige. “É um cuidado do proprietário e do condutor. Mas é do condutor essa obrigação que tem tudo a ver com a segurança. Aproveitar o momento do abastecimento é sempre bom para conferir a pressão dos pneus, inclusive do estepe”, conclui o especialista.

Calibrar os pneus
Calibrar os pneus regularmente é essencial. Foto: joasouza para Depositphotos

Cuidados

Alguns pneus ainda são equipados com câmara de ar, mas pneus sem câmara são mais seguros. Veja os principais cuidados com os pneus:

  • calibrar os pneus regularmente, especialmente antes de viagens, obedecendo às recomendações do fabricante. Pressões incorretas, principalmente abaixo do normal, causam desgaste prematuro e desestabilizam o veículo.
  • para o pneu ficar com a pressão correta, ele deve ser calibrado quando estiver frio.
  • é necessário fazer o balanceamento das rodas e alinhamento de direção, sempre que trocar os pneus ou notar vibrações no veículo e oscilações no volante. Alinhamento incorreto pode causar desgaste prematuro, diminuindo muito a durabilidade dos pneus.
  • o estepe (pneu socorro) deve sempre estar em perfeitas condições.
  • sempre que “bater” com os pneus em buracos na pista, leve para um especialista examinar, esse tipo de incidente pode danificar as fibras internas do pneu. Nesses casos, surgem bolhas nas laterais e pontos fracos que diminuem muito a segurança.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *