Ao substituir apenas dois pneus do carro, é melhor colocá-los na frente ou atrás? Veja a resposta!
Quando o condutor decide trocar apenas dois pneus: deve-se colocar os pneus novos na frente ou atrás? Esse foi o tema do Programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito.
Os pneus têm funções de extrema importância em um veículo. Conforme o Manual de Formação de Condutores da Tecnodata, os freios param as rodas, mas são os pneus que param o veículo. Nesse sentido, como todos os demais itens de segurança, os pneus devem ser constantemente verificados pelo proprietário ou condutor do veículo. E quando não há a necessidade – ou possibilidade – de trocar os quatro pneus do carro de uma vez e o condutor decide trocar apenas dois, fica a pergunta: os pneus novos devem ser colocados na frente ou atrás? Esse foi o tema do Programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito, patrocinado pela Tecnodata Educacional, que você pode ver na íntegra acima.
De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, a uniformidade entre os pneus que estão rodando é muito importante. “Por isso, essa pergunta é muito importante: se não puder trocar todos os pneus, troque ao menos um par”, diz.
Ele ressalta que deve-se colocar os novos na parte de trás do carro.
“Isso parece ir contra o senso comum, mas é o melhor a se fazer pois, do contrário, a estabilidade nas curvas pode ficar muito comprometida”, explica.
Mariano ainda faz um alerta sobre sempre rodar com pneus em bom estado. “Pneus em mau estado ou carecas, ou seja, com profundidade de sulcos menor que 1,6 mm, devem ser trocados imediatamente pois podem colocar a segurança em risco”, conclui.
De acordo com o Manual da Tecnodata é preciso sempre substituir pneus “carecas”, porque:
- aumentam muito o risco de AQUAPLANAGEM;
- a segurança em curvas assim como em frenagens fica comprometida;
- um pneu careca pode estourar a qualquer momento;
- utilizar pneu careca é uma economia que não compensa;
- é impossível dirigir com segurança com pneus em mau estado.