Tema das campanhas de Trânsito 2025 será escolhido pela população. Vote!
Desde sexta-feira já é possível escolher a mensagem educativa de trânsito para as campanhas de 2025. Enquete ficará disponível até dia 31 de agosto.
A participação social gera inclusão e pertencimento, especialmente quando se trata de segurança no trânsito. Respeitando esse princípio, está aberta a segunda edição da enquete para a escolha da frase que estampará todo o material educativo da campanha nacional de trânsito de 2025. Desde a última sexta-feira (2) os brasileiros já podem votar na mensagem a se adotar pelas autoridades de trânsito e entidades parceiras em todo o país. A iniciativa é do Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Para registrar seu voto, acesse a página Vote pelo Trânsito clicando aqui e escolha a frase que melhor representa o que você gostaria de ver na campanha do próximo ano.
O tema é excesso de velocidade no trânsito e as opções são:
- “Desacelere. Seu bem maior é a vida”;
- “Dirija sem pressa. Seu compromisso é a vida”;
- “Diminua a velocidade. A vida é seu compromisso”.
Não se esqueça de votar até 31 de agosto.
De acordo com o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a participação social é fundamental para contribuir com a diminuição do número de mortes e lesões nas vias do país.
“A enquete, envolvendo a participação popular, começou no ano passado e foi um sucesso. Este ano, mais uma vez, queremos a participação de todos. Acredito que inserir a sociedade nesse processo mostra que estamos empenhados em ouvir e incluir todos – com o objetivo de aumentar a segurança viária no Brasil”, explica Adrualdo.
A mensagem escolhida pelo voto popular será encaminhada ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Este é o órgão responsável por editar a resolução que trata do tema das campanhas educativas do próximo ano.
Campanha de 2024
Em 2024, o Ministério dos Transportes também abriu o tema da campanha nacional de trânsito para votação popular. As três opções de temas eram: “A vida pede calma no trânsito”; “No trânsito, gentileza faz a diferença”; e “Paz no trânsito começa por você”, que foi a escolhida.
As informações são da Assessoria Especial de Comunicação do Ministério dos Transportes