24 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de dezembro de 2024

Semana Nacional de Trânsito 2024 começa hoje em todo País

O tema definido para a Semana Nacional de Trânsito 2024 é “Paz no trânsito começa por você”, escolhido por votação popular.


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/09/2024 às 08h00
Ouvir: 00:00
Semana Nacional de Trânsito 2024
A Semana Nacional de Trânsito começa hoje e vai até 25 de setembro. Foto: Divulgação.

A Semana Nacional de Trânsito acontece, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro e está prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Trata-se de um momento em que todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade. O tema definido para o ano de 2024, diferente de anos anteriores, foi escolhido por votação popular.

Com o mote “Paz no trânsito começa por você”, o objetivo é conscientizar os brasileiros sobre a necessidade coletiva de tornar o trânsito um ambiente de paz. “Estamos felizes com a participação do público. Foi a primeira vez que a população teve a oportunidade de escolher diretamente a frase que a se trabalhar nas campanhas de 2024. Todos aqueles que participam do trânsito têm o compromisso de manter a paz, diminuir o número de sinistros assim como tornar as estradas mais seguras”, destacou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

De acordo com o Ministério dos Transportes, já estão confirmadas mais de 150 atividades, em todas as regiões do Brasil, envolvendo órgãos de trânsito e entidades parceiras. São ações educativas e de reforço de fiscalização, palestras e seminários, entre outras iniciativas.

Convite à sociedade

Durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito 2024, que ocorreu em Brasília no início da semana, destacou-se a importância do comprometimento dos órgãos de trânsito estaduais e municipais para o envolvimento da sociedade junto ao tema.

“Nos últimos anos, não estamos conseguindo diminuir o número de mortes no trânsito. Em termos de comparação, por exemplo, na última epidemia de dengue, que foi a pior de todos os tempos, tivemos seis mil óbitos. O trânsito vem matando desde 2021 quase 34 mil brasileiros anualmente. Na maioria jovens e em acidentes que ocorrem em centros urbanos e não nas rodovias. Ou seja, isso demonstra a importância da atuação dos Detrans e dos órgãos fiscalizadores no espaço urbano”, diz a Dra. Leticia de Oliveira Cardoso, diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças não Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Para o secretário Adrualdo Catão, a mortalidade no trânsito infelizmente se instaurou no inconsciente coletivo como algo normal. “É uma morte que se tornou banalizada culturalmente. E esse é o primeiro problema que precisamos superar, apesar de toda dificuldade. E a Semana Nacional de Trânsito é uma forma de superar esse problema”, destacou.  

Paz no trânsito

Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito e da Tecnodata, ressalta a importância do tema deste ano ter sido escolhido por votação popular.  “Uma bela iniciativa, pois isso pode significar, tomara, um maior comprometimento das pessoas, pelo menos daquelas que votaram nesse título, com aquilo que se pretende fazer”, diz.

No entanto, conforme o especialista, o tema trânsito ainda enfrenta muitos desafios para ser amplamente aceito pela população em geral.

“Um tema de tamanha relevância social, como é esse, precisaria de discussões muito mais significativas e representativas na sociedade. Na prática, fora os órgãos de trânsito e a imprensa, poucas outras entidades ou setores da sociedade fazem alguma coisa. A sociedade organizada bem que poderia levar a discussão para outros ambientes, como as escolas, as empresas, os clubes de serviço, as igrejas e por aí a fora”, alerta.

Para ele, que falta é um comprometimento mais consistente da sociedade como um todo. “E isso só será possível quando a compreensão e também a indignação forem mais profundas sobre esse tema que pede paz. Certamente há um risco de se tornar um argumento vazio ou pouco importante ou pouco profundo, talvez por ser etéreo demais”, pontua Mariano.

Por esse motivo, o especialista define o que significa, para ele, paz no trânsito. “Penso que a explicação mais simples seja: a melhor paz no trânsito, é o trânsito sem violência, é o trânsito seguro. E sendo mais simples ainda, penso que teremos paz no trânsito, na medida em que nós usuários, cada um de nós, estejamos em paz. E para que haja paz em nossos corações e cabeças, precisamos estar de bem com o trânsito: e isso significa conhecer e respeitar as regras. Assim é possível experimentar uma tranquilidade, uma harmonia, uma sensação de dever cumprido, que traz paz para todo e qualquer usuário do trânsito”, conclui o especialista.

Ouça o áudio completo de Celso Mariano sobre a Semana Nacional de Trânsito 2024.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *