Semana Nacional de Trânsito 2024 acontece em setembro e tem como tema: “Paz no trânsito começa por você”
Para o ano de 2024, pela primeira vez, o tema foi definido por votação popular e o escolhido foi “Paz no trânsito começa por você”.
Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito acontece, anualmente, entre 18 e 25 de setembro. Para o ano de 2024, pela primeira vez, o tema foi definido por votação popular e o escolhido foi “Paz no trânsito começa por você”. Durante a semana, convoca-se todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito a participar de ações que mobilizem a sociedade.
No mesmo período, comemora-se a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro). O objetivo é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
De acordo com o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a mensagem da Semana Nacional de Trânsito 2024 tem como objetivo conscientizar os brasileiros sobre a necessidade coletiva de tornar o trânsito um ambiente de paz.
“Estamos felizes com a participação do público. Foi a primeira vez que a população teve a oportunidade de escolher diretamente a frase a se trabalhar nas campanhas de 2024. Todos aqueles que participam do trânsito têm o compromisso de manter a paz, diminuir o número de sinistro, assim como tornar as estradas mais seguras”, destacou.
Semana Nacional de Trânsito 2024: momento de ação e reflexão
Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito, a responsabilidade de fazer com que o trânsito seja um ambiente melhor, com menos violência, é de todos nós. Não adianta apenas reconhecer os maus comportamentos no trânsito, é preciso excluí-los por completo.
O especialista destaca também que o trânsito é um ambiente de muitos contágios. “Aquela indignação, aquele estresse, aquela preocupação, facilmente atravessam a lataria e penetram nos outros veículos. Olhares furiosos ou amedrontados conectam cérebros sensíveis e tudo ganha contornos de caos. Ou de harmonia, se os ânimos forem de empatia, de colaboração, de boas intenções. No trânsito, espalhe o bom contágio”, declara.
“Paz no trânsito é o que todos queremos! Que não seja só um dia, só um mês. Que nossa paz seja consistente, sólida, duradoura… e contagiante!”, finaliza Mariano.