Semana Nacional de Trânsito 2022 começa hoje (18/09) em todo País
O tema definido para a Semana Nacional de Trânsito 2022 é “Juntos salvamos vidas”.
Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito 2022 acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. Convoca-se, nesse momento, todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito a participar de ações que mobilizem a sociedade.
O tema que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu para o ano de 2022 é “JUNTOS SALVAMOS VIDAS”.
Conforme o Ministério da Infraestrutura, o intuito da Semana Nacional de Trânsito 2022 é promover a reflexão sobre a importância de medidas de segurança no trânsito e sobre os enormes problemas que o uso excessivo de automóveis e motocicletas causa ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade. Além disso, conscientizar a população sobre a necessidade da participação e da responsabilidade de todos, do pedestre ao motorista, para promover a segurança viária do país.
Ainda durante a semana, acontecerão oficinas e lives sobre a importância da atualização e consolidação das normas para a segurança viária. Além disso, acontecerá a entrada em funcionamento do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). O programa tem o objetivo de premiar o bom comportamento de condutores que não cometeram infração de trânsito nos últimos 12 meses.
“São atividades e entregas variadas. O objetivo é levarmos um trânsito de mais qualidade e mais seguro, sempre priorizando vidas”, destacou o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.
Veja aqui a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito 2022 que aconteceu na última sexta-feira (16).
Momento de reflexão
De acordo com Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, a responsabilidade de fazer com que o trânsito seja um ambiente melhor, com menos violência é de TODOS nós.
Conforme o especialista, de nada adiantam as campanhas educativas de trânsito estabelecidas pelos órgãos de trânsito se não fizermos a nossa parte, TODOS os dias.
“Devemos estar atentos ao fato de que campanhas são ações pontuais com objetivo de despertar e chamar a atenção para determinados públicos e situações. Contudo, não significa que devemos direcionar o nosso cuidado e preocupação somente para o que está sendo proposto. Precisamos mudar o nosso comportamento no trânsito para PRESERVARMOS A VIDA e isso implica no compromisso de sermos pessoas melhores”, completa.
Retrospectiva histórica
Fazendo uma breve retrospectiva histórica, no Brasil, em 1949 se realizou o “I Congresso de Trânsito da Cidade de São Paulo” que tinha como objetivo mudar o então Código Nacional de Trânsito e assim, organizar um programa sistematizado de educação para o trânsito.
Em 1958 foi instituída a Campanha Nacional Educativa de Trânsito e definido o dia 25 de setembro como o “Dia do Trânsito”.
A partir da década de 60 começou a adoção de medidas educativas visando a redução da mortalidade no trânsito.
Em 1966, a Lei nº 5.108 obrigava o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a realizar Campanha Educativa de Trânsito, em todo o território nacional anualmente.
Com a promulgação do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, estabeleceu-se a Semana Nacional de Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro anualmente.
Nesse período, através de ações de todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, divulga-se propagandas através do rádio bem como televisão. O objetivo é conscientizar os cidadãos em relação ao seu comportamento no trânsito, dessa forma, reduzindo os altos índices de morbidade no trânsito.