Você sabia que existe seguro para bicicleta? Ao longo de 2023, mais de 6 mil bikes foram furtadas em todo o país. São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) foram as cidades com maior número de bicicletas furtadas no ano passado.
Para minimizar os riscos de danos materiais e furtos, alguns planos do seguro residencial permitem incluir coberturas adicionais, entre elas a bicicleta. Para isso, o ciclista deve realizar uma pesquisa ampla, com todas as empresas seguradoras, comparando as ofertas e coberturas.
Além disso, é importante considerar itens como credibilidade da seguradora, valores e o que vai ser coberto.
Outra dica para trazer maior proteção às bikes é cadastrar a bicicleta no “Minha Bicicleta“. O cadastro serve para que a Polícia possa identificar mais rapidamente uma bicicleta furtada. Desse modo, realiza-se o cadastro por meio de órgãos estaduais e facilita a identificação e devolução da bike.
Qual valor de um seguro para bicicleta
O perfil e o cálculo para o seguro da bicicleta variam de acordo com a idade da bike, modelo e forma de utilização (trabalho ou lazer).
O seguro da bicicleta deve cobrir:
- Danos à bike. Ex: incêndio, queda, tentativa de furto;
- Subtração à bike. Ex: roubo com ameaça direta e violência;
- Acidentes pessoais. Ex: despesas em casos de morte acidental ou invalidez;
- Bike bagagem: Ex: extravio de bicicletas em viagens aéreas ou rodoviárias;
- Responsabilidade civil. Ex: danos materiais causados por terceiros;
- Danos elétricos. Ex: danos causados por oscilações de energia ou descarga elétrica.
Ao mesmo tempo, antes de assinar o seguro, o cliente deve se atentar que algumas apólices possuem restrições territoriais. Por fim, deve ler e informar-se atentamente sobre o contrato para garantir que ele esteja alinhado às expectativas da contratação.
E você, já realizou algum tipo de cobertura de bicicleta? Conte para nós!