Operação Rodovida terá como tema o respeito aos limites de velocidade

Nesta edição da Operação Rodovida 2024, o respeito aos limites de velocidade no trânsito é a mensagem principal do programa.


Por Agência de Notícias
limites de velocidade
A campanha segue até 9 de março de 2025. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério dos Transportes lançou nesta semana a Operação Rodovida 2024, com ações para a segurança viária durante os feriados de fim de ano, férias escolares e Carnaval.  A campanha segue até 9 de março de 2025. Nesta edição da Operação Rodovida 2024, o respeito aos limites de velocidade no trânsito é a mensagem principal do programa, que integra o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

Na cerimônia de lançamento da operação, o Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, falou do papel dos gestores públicos nas ações de prevenção aos acidentes nas estradas do país.

“Mencionar a velocidade, como fator de risco é importante. Porque a velocidade, por si só, se a gente atacar só esse fator, pode ter certeza que a gente diminui os sinistros, e o sinistro fatal, drasticamente. A reponsabilidade é do motorista também, claro, mas não só dele. A responsabilidade é de quem opera a vida, quem faz a fiscalização, quem decidiu que ali não devia faixa de pedestre, mas deveria ter, é de quem não mediu corretamente qual é o padrão do uso daquela via”.   

O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Oliveira, defendeu esforços para promover a educação no trânsito. E, assim, aumentar a conscientização dos motoristas.

“Todas as agências dedicadas ao trânsito fazem isso com afinco e, às vezes, os números parecem não retratar. A gente faz uma fiscalização e a pessoa atende durante a fiscalização. E, nos lugares onde não há fiscalização, terminam por exceder os limites legais e os cuidados necessários do trânsito. Por que que isso ocorre? Talvez por uma formação cultural e formação cultural demora de ser reconstruída, ressignificada e a gente precisa muito desse trabalho”.  

Além do respeito aos limites de velocidade, ao longo da mobilização estão previstas ações voltadas também ao enfrentamento à embriaguez ao volante. Além disso, de proteção dos motociclistas. 

A fiscalização integrada prevista no Programa Rodovida une o trabalho dos órgãos públicos de trânsito federais, estaduais e municipais.

Respeito ao limite de velocidade

Respeitar o limite de velocidade das vias ainda é um grande desafio para os condutores brasileiros. As infrações relacionadas ao excesso de velocidade lideram o ranking das mais cometidas nas vias do País.

O Relatório da Situação Global da OMS sobre segurança no trânsito de 2018 destacou que uma das formas de reduzir acidentes causados por excesso de velocidade é o controle por fiscalização eletrônica, além da diminuição dos limites de velocidade nas cidades.

As informações são da Agência Brasil

Sair da versão mobile