Manaus figura como uma das quatro capitais brasileiras que se destacam no ranking do Monitora Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) com ações que enfatizam a redução de acidentes no trânsito. A informação consta no relatório anual de atividade de educação para o trânsito de 2022 que analisou os indicadores apresentados pela Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal Mobilidade Urbana (IMMU), que apresenta cinco resultados significativos.
A iniciativa, criada pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), tem o objetivo de promover a visibilidade das ações realizadas pelos órgãos e entidades do país.
“O destaque de Manaus se dá no investimento que a prefeitura tem realizado para a redução de acidentes, melhoria na sinalização viária, ações na educação para o trânsito, e planejamento na engenharia de trânsito. É uma conquista coletiva, a prefeitura tem investido em políticas públicas que realmente fazem a diferença na vida das pessoas, e essas áreas são fundamentais para garantir que nosso trânsito seja não apenas eficiente, mas humano e seguro”, destaca Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU.
Ocupando a terceira posição no ranking nacional das capitais brasileiras, Manaus se destaca por cinco resultados. O primeiro e o segundo indicadores são focados nos cuidados com pedestres e ciclistas, enfatizando ações que promovem a segurança desses grupos.
O terceiro destaque em Manaus sobre ações que enfatizam a redução de acidentes no trânsito é o trabalho realizado em parceria com o Poder Judiciário, por meio da Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa). Nele, as ações de educação de trânsito são voltadas aos apenados da vara de crime de trânsito do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
O quarto indicador ressalta a informatização do processo de notificação, um passo rumo à modernização assim como agilidade nos procedimentos de trânsito. Complementando, o quinto indicador trata da capacitação de profissionais em projetos do ponto de vista do “Visão Zero”. Esta é uma estratégia global para eliminar acidentes e fatalidades no trânsito.
Modelo de Manaus para redução de acidentes
Estes resultados colocam Manaus como um modelo que se deve seguir no país. Dessa forma, demonstrando compromisso e eficácia na implementação de políticas públicas voltadas à educação e à segurança no trânsito.
“O trabalho em conjunto com o Poder Judiciário, com a Sejusc, o Detran, Batalhão de Trânsito da PM, assim como a modernização dos processos e a capacitação constante dos nossos profissionais mostram que estamos no caminho certo. O prefeito David Almeida está comprometido com uma visão de trânsito que prioriza a vida e a segurança. Ou seja, este reconhecimento valida nossos esforços”, enfatizou Martins.
A Prefeitura de Manaus tem mostrado a colaboração entre os órgãos públicos. Além disso, a inovação na gestão do prefeito David Almeida são elementos determinantes para alcançar metas significativas no panorama nacional de trânsito.
Texto de Marcelo Lima / IMMU