Maio Amarelo: em Curitiba campanha tem como foco acidentes nas vias exclusivas dos ônibus
Em Curitiba, o número de acidentes nas vias exclusivas dos ônibus teve aumento de 51% em comparação a 2022.
Recentemente o Portal do Trânsito publicou uma reportagem alertando sobre o número de infrações registradas em vias exclusivas de ônibus em todo Brasil. De acordo com o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), somente em fevereiro de 2024, houve o registro de 149.194 infrações por trafegar em faixas ou vias exclusivas de ônibus. Ou seja, mais de 200 condutores são multados por hora no Brasil por trafegarem nessas vias. E, em Curitiba, a campanha educativa do Maio Amarelo 2024 concentrará esforços em segurança nas canaletas exclusivas para ônibus.
De acordo com a Prefeitura, um levantamento realizado pela Urbanização de Curitiba (Urbs) mostra que, em 2023, o número de acidentes nas canaletas teve aumento de 51% em comparação a 2022. Foram 59 acidentes envolvendo ciclistas e pedestres, 54 pessoas ficaram feridas e três morreram. Além disso, de janeiro a março de 2024, já foram registrados 17 acidentes nas canaletas, com 13 feridos.
“A campanha surge como uma medida para conter o aumento no número de acidentes dentro desses espaços e conscientizar a população sobre os riscos de trafegar em áreas restritas”, comenta Rosangela Battistella, superintendente de Trânsito.
Conforme a Prefeitura de Curitiba, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina as canaletas são exclusivas para o uso do transporte coletivo.
Somente veículos que realizam atendimentos de emergência em saúde e segurança pública estão autorizados a circular por essas vias, devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.
“Caminhar, pedalar ou praticar esportes nesse espaço é proibido e extremamente perigoso”, alerta o órgão.
As abordagens nas canaletas começarão no dia 6 de maio. Elas ocorrerão semanalmente e simultaneamente em oito eixos de transporte coletivo: avenidas República Argentina, Winston Churchill, João Gualberto, Paraná, Sete de Setembro, Presidente Affonso Camargo, Marechal Floriano Peixoto e Linha Verde.
Segundo o diretor da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Claudionor Agibert, os horários e locais escolhidos para as ações baseiam-se nos dados de acidentes registrados nas canaletas e o trabalho educativo deve estender-se ao longo de todo o ano de 2024. “Nossa ideia é transformar esse trabalho que começa agora em maio em um trabalho permanente, com ações previstas até dezembro. Vamos trabalhar de forma integrada com diferentes órgãos para que as pessoas mudem hábitos e passem a respeitar as restrições de circulação na canaleta”, explicou o diretor.
Programação do Maio Amarelo em Curitiba
De acordo com a Prefeitura, as primeiras ações da campanha Maio Amarelo 2024 começaram hoje, com palestras no período da manhã e tarde em escolas e empresas de transporte coletivo. Além de uma ação conjunta com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), no período da tarde.
Entre as atividades do mês, estão previstas mais palestras em escolas e empresas de transporte coletivo. Além disso, abordagem de pais e alunos nas portas das escolas, ações nas canaletas e palestras com motoristas do transporte coletivo, entre outras.
No Maio Amarelo também acontecerão ações educativas em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), durante os percursos do Pedala Curitiba.