Pelo quarto ano consecutivo, a Uninter realizou um seminário em alusão ao movimento Maio Amarelo. O evento ocorreu na última quarta-feira (10/05) e foi promovido pelo curso de Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana e pela Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança (ESGPPJS), com coordenação dos professores Gerson Luiz Buczenko e Valdilson Aparecido Lopes. O objetivo foi reunir profissionais com especialização em segurança viária para debater o tema anual da campanha. Definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a temática deste ano foi “No trânsito, escolha a vida”.
Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito, assim como no ano passado, foi um dos convidados. “No ano passado, o tema do Maio Amarelo era ´Juntos, salvamos vidas´. O tema de 2022 e o deste ano “No trânsito, escolha a vida”, embora tenham trocado algumas palavras, reforçam a ideia da valorização da vida no trânsito”, diz.
Conforme Mariano, as pessoas que trabalham na área de educação para o trânsito têm uma difícil missão. E ela se perpetua pelo ano todo, não só no mês de maio. “No fundo o tem trânsito é simples. No entanto, é da natureza do trânsito trazer várias situações simples ao mesmo tempo, o que o torna extremamente complexo. Ou seja, o trânsito é feito por pessoas que estão o tempo inteiro tomando decisões conforme suas necessidades, habilidades, condições e restrições. A boa notícia é que com abordagens focadas na simplicidade é possível trazer compreensão para as pessoas”, afirma.
Também participaram do evento, a diretora da ESGPPJS, Débora Veneral que realizou a abertura junto com Gerson Luiz Buczenko, coordenador do Curso Superior de Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana. Além disso, os palestrantes prof. Dr. Francisco Garonce, Observador Certificado do ONSV e Irene Rios, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).