Inscrições abertas para a 4ª edição do curso “Inovação e Transversalidade no Ensino Médio” do DNIT
Capacitação de educadores aborda a integração dos temas contemporâneos transversais aos saberes escolares, com ênfase na Educação para o Trânsito.
O curso on-line e gratuito “Inovação e Transversalidade no Ensino Médio: Integrando a Educação para o Trânsito aos Saberes Escolares por meio do Programa Conexão DNIT” está com inscrições abertas desde o dia 19 de agosto, quando, também, ocorreu a abertura dos módulos. Realizada via Plataforma AVAMEC, a capacitação é voltada para educadores e gestores do Ensino Médio. As inscrições seguem abertas até 20 de setembro, e é possível finalizar o curso até 11 de outubro.
Contemplando as problemáticas de jovens estudantes do Ensino Médio, o conteúdo da capacitação é voltado à integração dos temas contemporâneos transversais aos saberes escolares. O foco, contudo, é a Educação para o Trânsito, por meio do Programa Conexão DNIT, e a consolidação do protagonismo juvenil e da formação cidadã. A importância dessa temática é reconhecida desde 2018, quando a abordagem da Educação para o Trânsito, em toda Educação Básica, passou a ser preconizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Com isso em mente, houve a divisão dos conteúdos e das atividades em quatro módulos:
- Módulo I – Educação problematizadora no Ensino Médio e o trânsito como tema transversal;
- Módulo II – As juventudes no Ensino Médio e as experiências juvenis no trânsito;
- Módulo III – O planejamento no Ensino Médio: mapeando experiências de Educação para o Trânsito;
- Módulo IV – Práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Médio para a práxis no trânsito.
Essa é uma iniciativa desenvolvida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPET/LabTrans/UFSC). Além desse curso, o Programa Conexão DNIT disponibiliza gratuitamente materiais pedagógicos transversais de Educação para o Trânsito, com atividades para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. É possível baixá-las ou acessá-las on-line por meio do portal web e do aplicativo (Android e iOS) do Programa.
Saiba mais
Curso “Inovação e Transversalidade no Ensino Médio: Integrando a Educação para o Trânsito aos Saberes Escolares por meio do Programa Conexão DNIT”
Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/dnit/curso/15314/informacoes
Certificado: 80h.
Duração: 19/08/2024 até 11/10/2024.
Data limite para inscrições: 20/09/2024.
Público-alvo: educadores do Ensino Médio e gestores escolares.
E-mail: conexaodnit@labtrans.ufsc.br.
WhatsApp: (48) 99810-1717.
Objetivo geral
Capacitar educadores do Ensino Médio para a utilização de estratégias didáticas que buscam aperfeiçoar as práticas docentes, integrando os temas contemporâneos transversais aos saberes escolares e às problemáticas de jovens estudantes do Ensino Médio, mantendo o foco na Educação para o Trânsito mediada pelo Programa Conexão DNIT e consolidando o protagonismo juvenil e a formação cidadã.
Objetivos específicos
- Identificar situações de aprendizagem que tragam as possibilidades de problematização da realidade como um meio para a realização de atividades pedagógicas. Assim, utilizando diferentes estratégias didáticas que articulam os saberes escolares aos temas contemporâneos transversais, em especial à Educação para o Trânsito. Além disso, que oportunizam a ação intencional no espaço de vivência dos estudantes e da organização do trabalho docente;
- Considerar, nas experiências juvenis no trânsito, um caminho para a realização de atividades pedagógicas de Educação para o Trânsito. Dessa forma, utilizando diferentes estratégias didáticas que articulam transversalidades do conhecimento e que oportunizam a ação intencional no espaço de vivência dos estudantes;
- Organizar o processo de planejamento docente considerando a realização de atividades pedagógicas de Educação para o Trânsito que possuem diferentes estratégias didáticas. Assim como, articulam a transversalidade do conhecimento e que oportunizam a ação intencional no espaço de vivência dos estudantes;
- Experienciar alternativas de inovação pedagógica por meio da realização de atividades de Educação para o Trânsito, bem como analisar o resultado das atividades no contexto da ação docente, sob o ponto de vista da promoção da formação cidadã e da participação social dos estudantes.
Santa maria /Rs
A importância da Inovação pedagógica por meio de atividades práticas no contexto social de nossa sociedade através do tema Educação do Trânsito e na formação de cada cidadãos na transversalidade do conhecimento através das diferentes temáticas nas ações que articulam os saberes escolares com os momentos presente de cada situação vivenciada no na aprendizagem.
Quero fazer esse curso