Evento virtual “Visão Zero Acidentes Fatais para a América Latina” acontece em maio
De acordo com o “Visão Zero” não existe um nível aceitável de morte ou ferimentos graves no trânsito.
Com o tema “Projetando estradas mais seguras”, acontece entre 18 e 20 de maio de 2021 o evento virtual internacional “Visão Zero Acidentes Fatais para a América Latina”.
A primeira Década de Ação pela Segurança Viária 2011-2020 marcou o início de uma união internacional para prevenir a contínua e crescente epidemia de acidentes em estradas, responsáveis por aproximadamente 1.350.000 mortes por ano mundo.
Já em fevereiro de 2020, ministros pertencentes a mais de 100 países reafirmaram o objetivo de reduzir o mortes nas estradas em pelo menos 50% de 2020 a 2030. Dessa forma, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU.
Em 31 de agosto de 2020, a Assembleia Geral reafirmou esse objetivo. O fato aconteceu com a publicação de uma resolução que pede aos países que: “criem condições para a segurança e proteção de todos usuários da estrada. Através de uma infraestrutura mais segura, levando em consideração as necessidades de transporte motorizado e não motorizado. Especialmente em estradas de alto risco através uma combinação de planejamento e avaliação de segurança viária adequados. Assim incluindo identificação de áreas de acidentes, projeto, construção e manutenção de estradas, sinalização, sistemas e outras infraestruturas ”.
Programa Visão Zero
A chave para a implementação bem-sucedida desses compromissos é o reconhecimento de que não existe um nível aceitável de morte ou ferimentos graves. Os princípios da “Visão Zero”, que levam em consideração as falhas e vulnerabilidade, devem então orientar o projeto e gestão de redes rodoviárias.
Nesse sentido, o evento tem como objetivo explicar o que é “Visão Zero”. E, ainda, o que significa a adoção desse sistema em rodovias da América Latina.
Todas as informações e inscrições, você encontra aqui.