Estão abertas as inscrições para quatro cursos oferecidos pela Escola Pública de Trânsito do DetranRS, com foco em diferentes públicos. Artendendo, voltado a todos que trabalham com atendimento, especialmente atendentes credenciados à autarquia. Falando sobre trânsito e educação, para o público em geral. Orquestrando, para diretores de ensino que atuam em Centros de Formação de Condutores (CFCs). E, além disso, Segurança não é brinquedo, para formação de Identificador Veicular e Documental (IVD).
Todos os cursos de trânsito são online e gratuitos, assíncronos (o aluno pode assistir as aulas no horário que desejar dentro do prazo estabelecido) e com certificação ao final para aqueles que concluírem satisfatoriamente seus estudos dentro do prazo, obtendo 70% de aproveitamento em cada uma das avaliações de aprendizagem previstas.
De acordo com o órgão, para se inscrever é preciso acessar o portal da Escola em escola.detran.rs.gov.br. e no menu “Nossos Cursos”, clicar em “Quero me inscrever”. No ambiente virtual de aprendizagem será necessário realizar o login, ou criar uma conta em caso de alunos novos. Em caso de dúvidas e informações, a Escola disponibiliza o e-mail cursos-escola@detran.rs.gov.br.
Sobre os cursos de trânsito:
Artendendo – Faz parte do programa Vivendo e Aprendendo. São apresentados alguns conceitos básicos sobre atendimento ao público e comunicação educadora, ressaltando a importância do trabalho daqueles que exercem a função. A carga horária é de 16 horas/aula e início imediato.
Falando sobre trânsito e educação – Aborda-se a importância da legislação de trânsito e das diversas ações educativas executadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, além de outras instituições públicas e privadas que buscam contribuir com a reflexão e a prática da convivência solidária e segura nos espaços públicos por onde as pessoas transitam diariamente. A carga horária é de 20 horas/aula.
O objetivo é trabalhar conceitos básicos sobre trânsito e educação, buscando aprofundar as questões referentes à educação para o trânsito e sua articulação com o currículo escolar.
Orquestrando – O curso traça um paralelo entre o eco de uma nota musical e a gestão pedagógica. Dessa forma, buscando a reflexão sobre o papel do profissional no processo educativo. Proporciona o debate sobre a importância da comunicação participativa e democrática, o uso da tecnologia no fluxo de gestão bem como o papel social do CFC. A carga horária é de 20 horas/aula.
Segurança não é brinquedo – Destina-se a docentes das instituições de ensino superior, o curso possui oito horas/aula. Ele aborda os seguintes conceitos: andragogia, metodologias ativas, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade assim como a transversalidade.
Como proposta articuladora desses conceitos, o papel educador do credenciado ajuda a compreender melhor a importância da coerência no trânsito. E tudo isso com base nos Princípios da Escola Pública de Trânsito.