DNIT divulga nova parceria para promoção da educação para o trânsito
A parceria firmada faz parte do Programa Conexão DNIT e visa ensinar sobre o trânsito nas escolas estaduais e municipais.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou nova parceria, desta vez, com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) do Mato Grosso. A proposta de cooperação entre os órgãos cumpre com disposições elencadas no art. 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que diz que deve-se promover a educação para o trânsito entre os estudantes, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Conforme o órgão, a colaboração entre a autarquia federal e a Secretaria estadual também está alinhada às orientações previstas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). Eles estabelecem responsabilidades compartilhadas nas esferas nacional, estadual e municipal para o alcance de metas preestabelecidas.
O acordo entre o DNIT e a SEDUC (MT) tem como objetivo a implantação, em todo o território nacional, do Conexão DNIT. Este é o programa que propõe a inserção do tema trânsito nos currículos de escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio em todo o Brasil, especialmente naquelas situadas próximas às rodovias federais sob circunscrição da autarquia, abordando de forma transversalizada a temática alinhada às competências e às habilidades das áreas de conhecimento e dos componentes curriculares estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A SEDUC propõe e executa políticas públicas voltadas à educação básica a fim de que o estudante desenvolva capacidades e valores que o orientem em sua formação cidadã. Essa missão compatibilizou-se com o propósito do DNIT de melhorar o trânsito brasileiro por meio da educação para o trânsito nas escolas e formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades.
O acordo entre a autarquia e a secretaria estadual estabeleceu um cronograma de execução de capacitações de gestores e professores, assim como ações educativas, além da divulgação do Programa Conexão DNIT. Além da sensibilização da comunidade escolar sobre a importância da Educação para o Trânsito e propostas de melhorias para a execução do Programa.
Além disso, o DNIT com o apoio da SEDUC (MT) irá definir indicadores para avaliação quantitativa da execução do programa; critérios para avaliação da eficiência do programa na comunidade, por meio de análise de mudanças de comportamentos; irá realizar reuniões periódicas (predefinidas/descritas no Desígnio de Expediente e Cronograma de Execuções) para a avaliação da implementação e para o acompanhamento de sua execução; entre outros.
Conexão DNIT
O Conexão DNIT é o Programa Nacional de Educação para o Trânsito que tem como objetivo preservar vidas, mediante a criação de uma rede nacional alimentada pelo compartilhamento de conhecimentos bem como por estímulos pedagógicos contínuos para o desenvolvimento de ações sucessivas de Educação para o Trânsito nas escolas de todo o país. Ele fornece material virtual de qualidade para professores. Dessa forma, facilitando sua abordagem na sala de aula por meio de planos de aula transversalizados, contendo também atividades para os alunos. Conheça mais sobre o programa em https://servicos.dnit.gov.br/conexao
Ele é gratuito, totalmente digital assim como seu uso é livre. Os planos de aula ofertados contêm conteúdos de trânsito relativos aos objetos de conhecimento, competências e habilidades trazidas na BNCC, que já devem ser desenvolvidas na atuação do professor. Assim, ao utilizar os planos de aula do Conexão DNIT, o professor cumpre com a BNCC e com a legislação vigente.
“Educar para o trânsito significa formar cidadãos para conviverem melhor em sociedade e, com isso, construir para um trânsito mais civilizado e seguro. Paz no trânsito começa por você!”, afirma o DNIT.