O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) chama a atenção e divulga seu apoio ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito (DMMVT), que ocorre no terceiro domingo de novembro. Neste ano de 2024, a celebração ocorrerá no dia 17. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995, para a promoção de ações de mobilização e educação para o trânsito, a data homenageia as vítimas, bem como humaniza a dor das perdas de familiares e amigos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões causadas pelos sinistros de trânsito.
Para o DNIT, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito é uma oportunidade de discutir e melhorar a conduta ao volante e mostrar que a educação para o trânsito é uma pauta tão importante quanto outras.
Mais que um dia no calendário, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito é uma ferramenta importante para que governos insiram em suas agendas, planos e programas de combate à violência no trânsito que possibilitem a conscientização não só do poder público, mas de entes da sociedade civil, da iniciativa privada, de organizações e, principalmente, de condutores, motociclistas, pedestres e ciclistas.
O trabalho do DNIT na promoção da educação para o trânsito
A autarquia promove a educação para o trânsito por meio do Programa Nacional de Educação para o Trânsito Conexão DNIT e pelo Projeto Galera do DNIT. O Conexão é endereçado à comunidade escolar de instituições públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio de todo o país. Ele tem uma natureza contínua porque o DNIT entende que a aprendizagem e a adoção de comportamentos seguros são processos demorados, desenvolvidos ao longo de toda a vida de um indivíduo. O Programa está presente em 26 Unidades Federativas, conta com a participação de mais de 1,3 mil escolas de Ensino Fundamental, dois mil professores assim como cerca de 60 mil estudantes.
Já o Galera do DNIT é um evento educativo pontual realizado com alunos de Ensino Fundamental, prioritariamente de escolas próximas a rodovias federais. O evento é lúdico e educa por meio de uma série de brincadeiras e jogos com a temática trânsito, como o circuito na escolinha de trânsito, o jogo de tabuleiro gigante, o passa-ou-repassa, criação e apresentação de paródias, entre outros.
Além disso, semanalmente, as redes sociais do DNIT publicam posts com dicas e informações sobre comportamento seguro para os diferentes componentes do trânsito, pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e passageiros. Tais publicações seguem o tema estipulado pelo Contran e integram uma campanha nacional dos entes de trânsito com vistas à diminuição de sinistros e visão zero cuja premissa é que nenhuma morte prematura é aceitável e que a vida humana é prioridade nos sistemas viários e de transporte.
A nova Década de Ação pela Segurança no Trânsito
Em 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou a contagem para uma nova Década de Ação pela Segurança no Trânsito com uma meta ambiciosa de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.
Por isso, além das entidades e dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), todos devemos nos comprometer com atitudes conscientes para um ir e vir mais seguro e que preserve a vida.
O Ministério dos Transportes, por intermédio da SENATRAN, instituiu formalmente o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que é a diretriz governamental para o Brasil alcançar a redução de 50% de mortes e feridos no trânsito até 2030. Com isso, as ações urgentes para buscarmos zero mortes no trânsito já estão delineadas para que governos, entidades e a iniciativa privada possam juntas, reverter os drásticos números de sinistros por todo o país.