O curso on-line “Inovação e Transversalidade no Ensino Médio: integrando a Educação para o Trânsito aos Saberes Escolares por meio do Programa Conexão DNIT” está com inscrições abertas desde 19 de fevereiro, quando, também, ocorreu a abertura dos módulos. A capacitação é gratuita e realizada via Plataforma AVAMEC, voltada para educadores e gestores do Ensino Médio. As inscrições seguem abertas até 1º de abril, e é possível finalizar o curso até 29 de abril.
O conteúdo do curso é voltado à integração dos temas contemporâneos transversais aos saberes escolares e às problemáticas de jovens estudantes do Ensino Médio. O foco, contudo, é a Educação para o Trânsito, por meio do Programa Conexão DNIT, e a consolidação do protagonismo juvenil e da formação cidadã. A importância dessa capacitação é vista desde 2018, quando a abordagem da Educação para o Trânsito, em toda Educação Básica, foi preconizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Com isso em mente, houve a divisão dos conteúdos e as atividades do curso em quatro módulos:
- Módulo I – Educação problematizadora no Ensino Médio e o trânsito como tema transversal
- Módulo II – As juventudes no Ensino Médio e as experiências juvenis no trânsito
- Módulo III – O planejamento no Ensino Médio: mapeando experiências de Educação para o Trânsito
- Módulo IV – Práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Médio para a práxis no trânsito
Essa é uma iniciativa desenvolvida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPET/LabTrans/UFSC). Além desse curso, o Programa Conexão DNIT disponibiliza gratuitamente materiais pedagógicos transversais de Educação para o Trânsito, com atividades para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, que podem ser baixadas ou acessadas on-line por meio de portal web e de aplicativo (Android e iOS).
Saiba mais
Curso “Inovação e Transversalidade no Ensino Médio: integrando a Educação para o Trânsito aos Saberes Escolares por meio do Programa Conexão DNIT”
Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/dnit/curso/15314/informacoes
Certificado: 80h
Duração: 19/02/2024 até 29/04/2024
Data limite para inscrições: 01/04/2024
Público-alvo: Educadores do Ensino Médio e gestores escolares.
E-mail: conexaodnit@gmail.com
WhatsApp: (48) 99810-1717
Objetivo geral
Conforme o órgão, o objetivo geral é capacitar educadores do Ensino Médio para a utilização de estratégias didáticas que buscam aperfeiçoar as práticas docentes. Dessa forma, integrando os temas contemporâneos transversais aos saberes escolares e às problemáticas de jovens estudantes do Ensino Médio, mantendo o foco na Educação para o Trânsito mediada pelo Programa Conexão DNIT e consolidando o protagonismo juvenil e a formação cidadã.
Objetivos específicos
- Identificar situações de aprendizagem que tragam as possibilidades de problematização da realidade como um meio para a realização de atividades pedagógicas. Assim, utilizando diferentes estratégias didáticas que articulam os saberes escolares aos temas contemporâneos transversais, em especial a Educação para o Trânsito. Além disso, que oportunizam a ação intencional no espaço de vivência dos estudantes e da organização do trabalho docente.
- Considerar, nas experiências juvenis no trânsito, um caminho para a realização de atividades pedagógicas de Educação para o Trânsito. Dessa forma, utilizando diferentes estratégias didáticas que articulam transversalidades do conhecimento e que oportunizam a ação intencional no espaço de vivência dos estudantes.
- Organizar o processo de planejamento docente considerando a realização de atividades pedagógicas de Educação para o Trânsito que possuem diferentes estratégias didáticas, que articulam a transversalidade do conhecimento assim como que oportunizam a ação intencional no espaço de vivência dos estudantes.
- Experienciar alternativas de inovação pedagógica por meio da realização de atividades de Educação para o Trânsito, bem como analisar o resultado das atividades no contexto da ação docente, sob o ponto de vista da promoção da formação cidadã e da participação social dos estudantes.