28 de janeiro de 2025

Contran define cronograma e tema de campanhas educativas de 2025

Para o ano de 2025 o tema adotada para as campanhas educativas será “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Veja cronograma.


Por Mariana Czerwonka Publicado 14/01/2025 às 18h00
Ouvir: 02:27
Campanhas educativas 2025
A velocidade é um fator de risco para sinistros de trânsito. Foto: 06photo para Depositphotos

Anualmente o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece o tema e o cronograma mensal das campanhas educativas a serem seguidos por todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. Com esse intuito, no ano passado, houve a publicação da Resolução 1014/24 que estabeleceu a mensagem, os temas e o cronograma das campanhas educativas de trânsito para os meses de janeiro a dezembro de 2025.

Para o ano de 2025 a mensagem das campanhas educativas adotada será:

“Desacelere. Seu bem maior é a vida”.

A escolha da mensagem ocorreu por votação popular, com mais de 468 mil votos.

Conforme o Ministério dos Transportes, com foco na gestão de risco, a frase inova ao dar ênfase em um tema específico, possibilitando a conscientização da população para uma questão crítica, que é a velocidade, além de permitir que os gestores de trânsito possam aplicar políticas e ações direcionadas para gerir a velocidade, uma das principais causas de sinistros de trânsito no Brasil.

A definição de um tema específico e de um cronograma para as ações educativas tem o propósito de orientar todas as ações com o mesmo objetivo, nas mesmas áreas e com mesmo foco. Dessa forma, respeitando as particularidades de cada estado e município. 

Veja aqui o cronograma estabelecido pelo Contran para 2025.

Velocidade

Não foi à toa que o tema de 2025 escolhido para as campanhas de trânsito no Brasil foi a velocidade. Com o mote “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, os órgãos de trânsito pretendem chamar a atenção para uma questão crítica. E faz todo sentido, já que somente em novembro de 2024, de acordo com os últimos dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), houve o registro de 2.950.618 condutores flagrados em excesso de velocidade no Brasil.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *